ENTREVISTA

“A indústria sempre esteve presente”, diz Ricardo Cavalcante sobre atuação do setor na pandemia

Como presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante tem desempenhado um papel fundamental, especialmente durante a pandemia

Compartilhe:
19 de junho de 2023
Portal GCMAIS

Com uma trajetória de mais de 30 anos no setor industrial, Ricardo Cavalcante é um nome reconhecido no cenário empresarial do Ceará. A experiência e visão estratégica o levaram a desempenhar papéis de destaque em diversas empresas ao longo de sua carreira. Presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), o empresário foi o convidado da edição desta segunda-feira (19) do programa Conexões, com Ricardo Bezerra, na Jovem Pan News Fortaleza.

“A indústria sempre esteve presente”, diz Ricardo Cavalcante sobre atuação do setor na pandemia
Foto: Reprodução

Ricardo Cavalcante deu início à sua trajetória como sócio-diretor de duas empresas especializadas em extração e beneficiamento de brita. A Pedreira Itaitinga Ltda., sediada no Ceará, e a Rosário Mineração, localizada no Maranhão, foram seus primeiros empreendimentos nesse setor.

Além de suas realizações no ramo industrial, Ricardo Cavalcante é conhecido por um perfil visionário e habilidade em lidar com diferentes perspectivas. Em meados da década de 1990, aos 29 anos de idade, ele ingressou na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Desde então, sua ascensão na instituição tem sido notável, assumindo cada vez mais responsabilidades e imprimindo seu estilo de liderança único.

Nascido em 9 de novembro de 1961, em Fortaleza, Ricardo Cavalcante é formado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e possui especialização em Gestão Financeira pelo Centro Universitário Farias Brito. Com uma carreira industrial que abrange mais de três décadas, ele consolidou sua trajetória no setor de extração mineral de areia industrial e se tornou uma figura de destaque como líder classista em âmbito regional e nacional. Desde 2019, à frente da Fiec, ele tem defendido a redução das desigualdades regionais por meio do fortalecimento da indústria.

Como presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante tem desempenhado um papel fundamental, especialmente durante a pandemia. Sob sua liderança, o setor industrial cearense manteve suas atividades, sendo essencial na garantia das demandas da sociedade. Além disso, colaborou de forma decisiva em ações que contribuíram para salvar vidas em meio à crise sanitária.

Sobre esse período ele destaca que foi um período desafiador e “mais difícil” da vida dele “como cidadão, como ser humano e como líder”. Entretanto, destaca o papel importante da indústria durante a pandemia.

“Em toda pandemia nenhum cidadão cearense deixou de ir a um supermercado, farmácia ou qualquer canto e faltou algum produto. A indústria sempre esteve presente. Esteve presente não só na produção de alimentos. Esteve presente também quando foi convocada pelo estado”, disse.

Em entrevista, Ricardo Cavalcante também falou sobre o projeto do Complexo Industrial do Pecém e da importância para a economia do Ceará;

“Eu diria que é a Joia da coroa. O complexo Industrial do Pecém já é a joia da coroa eu acho que ele vai ser a própria coroa depois. Porque a gente precisa das exportações, a gente precisa importar e exportar. E uma das grandes coisas que foram feitas pelo governo do estado, aí na época do governador Camilo, foi essa associação com o porto de Roterdã. Isso foi fantástico. Talvez as pessoas não observaram, mas a menos de um mês chegou aqui o primeiro-ministro da Holanda, que é o presidente do país, para fazer o lançamento da Rota do Hidrogênio Verde entre Roterdã e o porto do Pecém. As coisas estão acontecendo numa velocidade muito grande e essa velocidade a gente precisa entender que lá fora todos estão acreditando demais nesse trabalho”, explicou.

Confira a entrevista completa com Ricardo Cavalcante, presidente da Fiec

Leia mais | Ceará e Países Baixos firmam parceria para impulsionar comercialização de Hidrogênio Verde

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.