Ícone do site Portal GCMAIS

Celular x Direção: Em cinco meses, Fortaleza registra mesmo número de multas de todo ano passado

Em cinco meses, Fortaleza registra mesmo número de multas de todo ano passado

Foto: Reprodução

O número de infrações por uso do celular no trânsito vem crescendo nos últimos três anos em Fortaleza, alerta a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC). Essa prática perigosa coloca em risco a segurança nas vias e pode resultar em acidentes graves.

De acordo com dados da AMC, nos cinco primeiros meses de 2023, a capital cearense registrou mais de 7,4 mil infrações por uso do celular ao volante, o equivalente a uma média de 50 autuações diárias. Essa média já é o dobro da registrada durante todo o ano de 2022.

Em 2022, Fortaleza aplicou cerca de 9,4 mil multas por uso do celular no trânsito, representando aproximadamente 25 autuações por dia. Houve um aumento expressivo de 110% em relação ao ano anterior, que terminou com 4,5 mil autuações. Esse crescimento pode estar relacionado à flexibilização das restrições da pandemia, com a reabertura do comércio e o retorno de grandes eventos, o que aumentou o fluxo viário na cidade.

O uso do celular enquanto se dirige é proibido por lei, e os motoristas devem estar cientes dos riscos que essa prática acarreta. Estudos mostram que se um condutor desviar o olhar para o celular por apenas dois segundos enquanto dirige a 60 km/h, ele percorrerá 34 metros completamente às cegas, o que é tempo suficiente para se envolver em um acidente grave.

A AMC realiza diariamente cerca de 50 autuações por uso do celular no trânsito. Conforme André Luis Barcelos, gerente de educação para o trânsito da autarquia, os condutores costumam utilizar o celular principalmente durante a espera nos semáforos.

Publicidade

Leia também | Em Fortaleza, Ciro Gomes dispara sobre futuro político: ‘Meu ciclo eleitoral acabou’

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile