Ícone do site Portal GCMAIS

Ponte Metálica e Acquario seguem sem previsão de retomada das obras

Prédio do Acquario do Ceará é oficialmente doado à UFC

Foto: Reprodução

A beleza da orla da Praia de Iracema, ponto turístico de Fortaleza, contrasta com obras inacabadas. Tanto a Ponte Metálica quanto o Acquario do Ceará, na capital, não têm previsão de retorno dos trabalhos. O Acquario, que estimava atrair 1 milhão de visitantes por ano, está com as obras paralisadas desde 2015 após 75% da estrutura de concreto ter sido construída, um custo de R$ 130 milhões. O projeto inicial previa 38 tanques com 35 mil peixes de quinhentas espécies.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Recentemente, o deputado federal André Figueiredo (PDT) lamentou a situação em uma rede social.

“Nossa Terra da Luz, segue com sua beleza comprometida por obras inacabadas do Governo do Estado, principalmente na Praia de Iracema, lugar histórico e ícone turístico da capital cearense. Não podemos esquecer também dos transtornos causados pela Linha Leste do Metrô de Fortaleza (Metrofor), iniciada em 2013, que interdita a avenida Santos Dummont em três trechos. Será que precisamos lembrar ao Governo Estadual que Fortaleza é a capital do nosso Ceará?”, publicou o parlamentar.

Conforme o secretário de infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias, a Prefeitura da capital está fazendo um trabalho de requalificação da Praia de Iracema e realizou a reconstrução da estrutura da Ponte dos Ingleses em um acordo de cooperação com o estado.

“Hoje nós temos a Ponte dos Ingleses com a estrutura toda renovada, mas faltando reiniciar essas obras. Sobre o Acquario, a Prefeitura afastou os tapumes e vai fazer uma urbanização na área que estava bloqueada pelo canteiro, que é um calçadão que liga a Ponte dos Ingleses ao Poço da Draga”, informou.

Acquario do Ceará e Ponte Metálica

O projeto do Acquario previa uma área total construída de 21.500 m², com 15 milhões de litros de água, distribuídos em 38 tanques, sendo 26 deles recintos de exibição, que abrigariam 500 espécies diferentes de animais com uma
população final de 35.000 espécimes. Além disso, a estrutura teria área de alimentação, Loja de Memorabilia (com souvenirs e objetos relacionados ao tema marinho) e um setor de eventos, com auditório, foyer, um salão de exposições e stands para instituições de preservação ambiental.

Publicidade

Já a Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica, foi inaugurada em 1921 e durante muitos anos se tornou um dos pontos turísticos mais visitados da Capital, sendo a escolha favorita para apreciar o pôr do sol e golfinhos que nadam naquela área do litoral. A última reforma realizada no equipamento aconteceu em 1994 e, desde de janeiro de 2018, o local foi interditado para visitação ao público.

A procurou do Grupo Cidade de Comunicação procurou o governo do estado para saber o motivo dessas obras estarem paradas e se há uma previsão de retomada. Até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno.

Leia também | Conselho aumenta subsídio para famílias do Minha Casa, Minha Vida

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile