EDUCAÇÃO

Spaece 2022: Ceará tem 84,6% dos alunos alfabetizados, mas índice é o menor desde 2015

Segundo o relatório, 72% dos alunos avaliados alcançaram um desempenho considerado “desejável”

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20 de junho de 2023
Portal GCMAIS

O número de estudantes da rede pública do Ceará com nível desejável de alfabetização atingiu o patamar mais baixo em 2022, desde 2015. As informações são fazem parte dos dados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Ceará (Spaece 2022), divulgado nesta terça-feira (20).

Spaece 2022: Ceará tem 84,6% dos alunos alfabetizados, mas índice é o menor desde 2015
Foto: Governo do Ceará

Segundo o relatório, 72% dos alunos avaliados alcançaram um desempenho considerado “desejável”. Em 2019, esse percentual era de 84,7%. A avaliação de alfabetização é direcionada a estudantes do 2º ano do ensino fundamental, geralmente com idades entre 7 e 8 anos.

A redução no desempenho é atribuída principalmente aos impactos da pandemia, no entanto, o Estado ainda mantém um nível positivo de alfabetização. O percentual de alunos que atingiram um nível suficiente de alfabetização foi de 12,4%. Somando esses valores, 84,6% dos estudantes do Ceará são considerados alfabetizados.

Os dados também revelam um impacto negativo da pandemia de Covid-19 no desempenho geral das cidades cearenses em relação à alfabetização dos estudantes. Em 2019, todas as cidades do estado apresentavam um desempenho considerado “desejável”. Já em 2022, sete municípios foram reclassificados da categoria “desejável” para “suficiente”.

Apesar dos números preocupantes, a secretária estadual de Educação, Eliana Estrela, avalia positivamente o trabalho de recomposição da aprendizagem após o período de crise sanitária.

Os últimos três anos de pandemia trouxeram impactos significativos no processo de aprendizagem das crianças cearenses, tanto aquelas que iniciaram sua jornada escolar como as que prosseguiram no Ensino Fundamental nas redes municipais. O Spaece realizou uma avaliação que revelou uma queda no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita das crianças no início de 2022. A partir desses resultados, foi implementado o Programa de Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), com o objetivo de recuperar essas aprendizagens.

Como resultado dos esforços conjuntos entre o Governo do Ceará e as redes municipais de ensino, foi possível elevar para 84,6% o percentual de estudantes alfabetizados ao final do 2º ano. O Spaece Alfa também destacou que todos os 184 municípios cearenses conseguiram manter as crianças alfabetizadas ao término do 2º ano, assim como em 2019, sendo 177 municípios no nível desejável e 7 no nível suficiente. Em comparação a 2007, quando apenas 49 municípios estavam nessa situação, com 14 no nível desejável.

No 5º ano do Ensino Fundamental, 123 municípios atingiram o padrão adequado em Língua Portuguesa, enquanto 83 municípios alcançaram esse padrão em Matemática. Em 2008, nenhum município cearense apresentava uma média adequada nessas duas disciplinas.

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Quanto ao 9º ano do Ensino Fundamental, 161 municípios têm seus alunos no nível adequado ou intermediário em Língua Portuguesa, enquanto 59 municípios estão nessas condições em Matemática. Não foram registrados resultados de nível muito crítico para nenhum dos 184 municípios em ambas as disciplinas. Assim como em 2019, a soma do percentual de estudantes no nível adequado e intermediário no 9º ano atingiu 62% em Língua Portuguesa. Além disso, considerando apenas o nível adequado nessa disciplina, o resultado de 2022 superou o de 2019, aumentando de 24% para 27%. Em relação à Matemática, o desafio persiste, porém, ao longo do período de 2008 a 2022, a educação cearense apresentou progresso, passando de 1% da rede pública no padrão adequado em 2008 para 14% em 2022.

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A titular da Seduc também comentou sobre os desafios para melhorar os índices em Matemática. “Ainda é um desafio para nós. Todo o Brasil tem essa dificuldade e com o Ceará não é diferente. Estamos acompanhando mais diretamente todo esse processo junto à formação de professores especializados, além de formatar materiais voltados para o assunto”, explicou Eliana Estrela.

Além dos resultados do Spaece 2022, também foram divulgadas as escolas premiadas por bons resultados ao final de cada série do ensino fundamental no mesmo ano. Das 995 instituições avaliadas, 374 foram agraciadas, porém, nenhuma delas está localizada em Fortaleza.

Veja aqui os dados apresentados

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