Foi inaugurado, nesta quarta-feira (21), o primeiro posto de saúde requalificado e uma nova farmácia polo, anunciados dentro do pacote de novos investimentos na área da saúde de Fortaleza. Uma nova função no app Mais Saúde de Fortaleza também foi lançada, que disponibilizará acesso ao estoque de 17 medicamentos para hipertensão e diabetes.
Durante a entrega, o prefeito de Fortaleza José Sarto ressaltou a importância da nova funcionalidade do aplicativo para facilitar o dia a dia da população.
“Esse é mais um avanço que estamos dando na atenção básica, uma continuidade do pacote que lançamos há pouco tempo. Estamos garantindo que o usuário, ao chegar no posto de saúde, vá buscar o remédio sabendo que ele está lá, com atualização em tempo real através do Aplicativo Mais Saúde”.
Além da nova funcionalidade, o posto de saúde Benedito Arthur de Carvalho, no bairro Luciano Cavalcante, foi entregue totalmente requalificado para a população. A unidade de saúde também conta agora com uma Farmácia Polo, a 16ª do Município e a primeira a ser entregue dentro do pacote de ações.
A nova farmácia polo de Fortaleza, localizada no Posto Benedito Arthur de Carvalho, será um equipamento responsável pela dispensação de 134 medicamentos, entre básicos e especializados.
“Nós estamos inaugurando a primeira das nove novas Farmácias Polo previstas no pacote. Temos hoje dezesseis farmácias, deveremos entregar mais duas no próximo mês, e até dezembro vamos concluir a entrega das oito restantes. A polo é uma farmácia que tem um elenco de medicamentos maior”, explicou o secretário da Saúde, Galeno Traumaturgo.
Em 2022, nas 15 Farmácias Polo já existentes, a Prefeitura de Fortaleza realizou a dispensação de mais de 120 milhões medicamentos, gratuitos à população fortalezense, contabilizando uma média de 130 mil atendimentos por mês. Já em 2023, de janeiro a maio, foram cerca de 33 milhões de medicamentos. Para ter acesso aos medicamentos da Farmácia Polo, é preciso que o paciente apresente documento de identificação com foto, original ou fotocópia autenticada, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e a prescrição médica vigente.
Nova função do App Mais Saúde Fortaleza
A Prefeitura também está disponibilizando uma nova função no aplicativo Mais Saúde Fortaleza, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS): acesso ao estoque de 17 medicamentos para hipertensão e diabetes, com os locais e a quantidade disponível dos remédios. O objetivo é motivar e estimular os pacientes a darem continuidade aos seus tratamentos.
De acordo com dados atuais, aproximadamente 143 mil pessoas são beneficiadas mensalmente com medicamentos fornecidos pela Prefeitura de Fortaleza para o tratamento dessas doenças. No entanto, estudos revelaram que metade dos medicamentos prescritos não são utilizados corretamente pelos pacientes, seja por não retirarem os produtos nas farmácias ou por dificuldades na compreensão das orientações de uso. Diante disso, o poder público pretende investigar as razões que levam os usuários a não completarem seus regimes medicamentosos.
Como parte de um projeto para estimular a adesão ao tratamento de hipertensão e diabetes, a próxima etapa consiste em oferecer uma nova funcionalidade no aplicativo, na qual os usuários que necessitam fazer uso contínuo desses medicamentos receberão notificações indicando a aproximação do prazo para a retirada de uma nova remessa. Estima-se que as mensagens comecem a ser enviadas no segundo semestre deste ano.
Na terceira e última fase do projeto, também planejada para o segundo semestre, serão realizadas chamadas telefônicas aos usuários para intensificar as informações sobre a importância da adesão ao tratamento.
Acesso ao aplicativo Mais Saúde Fortaleza
Lançado em 2020, o aplicativo oferece diversas ferramentas para aproximar o acesso da população aos serviços da saúde municipal. Entre as principais funcionalidades, estão a verificação e confirmação de consultas agendadas e o histórico dos atendimentos, além da atualização das vacinas aplicadas e pendentes.
É possível também obter informações em tempo real sobre os atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), inclusive com o número de pacientes aguardando acolhimento e consultas e de médicos em atendimento, possibilitando o deslocamento ao equipamento adequado com mais agilidade em casos de emergências.
Leia também | Conselho aumenta subsídio para famílias do Minha Casa, Minha Vida
Pacote de investimentos
Os novos investimentos na saúde foram anunciados em abril, pelo prefeito. Ao todo, serão investidos, aproximadamente, R$ 130 milhões, com objetivo de garantir mais qualidade e eficiência nos serviços à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da rede municipal de saúde.
As obras estão ocorrendo em diferentes bairros da Capital conforme o cronograma e incluem reformas, requalificações, novos equipamentos e serviços. A expectativa é de conclusão até o fim de 2024.
– Construção de 16 novos postos de saúde
– Reforma de outros 96 postos
– Total requalificação de 8 postos
– Novos 4 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)
– Reestruturação das 6 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) gerenciadas pelo Município
– Implantação de 9 farmácias polo
– Chamamento de médicos para compor a Atenção Primária à Saúde.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<