ECONOMIA

Vendas de artesanato cearense aumentam até 20% durante os festejos juninos

Nas lojas da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), o consumo se concentra principalmente em panelas de barro para servir e decorar as mesas com comidas típicas

Compartilhe:
22 de junho de 2023
Portal GCMAIS

Os festejos juninos têm impulsionado as vendas de artesanato cearense, registrando um aumento de até 20% na procura pelos produtos. A Associação dos Moradores do Serrote e Adjacências, em Aracati, se prepara durante dois meses para atender à demanda dos festejos de São João. A presidente da associação, Maria Helena Angelino, explica que a procura começa no final de maio. “De fevereiro a abril, temos muitas chuvas, então começamos a produzir em maio para abastecer nossa estufa e vender nos dois meses seguintes”, afirma. A estufa da comunidade comporta até 1.500 peças, incluindo cestos, chapéus, peneiras e adornos decorativos feitos com palha de carnaúba.

Vendas de artesanato cearense aumentam até 20% durante os festejos juninos
Foto: Reprodução/ CeArt

Além da palha, os artesãos que trabalham com argila também sentem o aumento na demanda por produtos de barro durante o período das festas juninas. A artesã Antônia Lúcia Muniz, de Cascavel, destaca que a procura por seus produtos aumenta cerca de 20% nesse período. “Antes dos festejos dos três santos, temos uma demanda mais direcionada, especialmente para o São João”, afirma. A família Muniz produz panelas de barro e potes no município da Região Metropolitana de Fortaleza.

Nas lojas da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), o consumo se concentra principalmente em panelas de barro para servir e decorar as mesas com comidas típicas, além de artigos de palha para decoração. “As palhas são muito solicitadas, tanto os chapéus quanto as bandejas para decoração. Em relação aos produtos de argila, as panelas e os potes para servir aluá são os mais vendidos”, destaca Jacinta Capistrano, gerente das lojas CeArt.

Para a coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato, Patrícia Liebmann, o período dos festejos juninos é uma oportunidade para valorizar não apenas a cultura nordestina em termos de danças e comidas típicas, mas também o trabalho artesanal na totalidade.

“O artesanato é um trabalho que sustenta famílias com técnicas tradicionais do Ceará passadas de geração em geração e que deve ser valorizado como parte essencial da cultura cearense”, ressalta Liebmann.

A CeArt é uma ferramenta da Secretaria da Proteção Social (SPS) que trabalha o artesanato cearense como uma política de geração de emprego e renda a partir de saberes tradicionais e que promove a compra direta dos artesãos e a comercialização dos produtos certificados com o Selo CeArt. Tudo isso contribui para a sustentabilidade, competitividade e melhoria de renda e qualidade de vida do artesão, principalmente de mulheres.

Leia também | Caucaia lança editais de apoio financeiro para apresentações do São João

No total, são 38,3 mil artesãos e 86 entidades artesanais cadastrados na Central de Artesanato do Ceará. Para comercializar esses itens, a CeArt conta, atualmente, com seis espaços físicos e um canal online (lojaceart.online).

Lojas CeArt

  • Loja Galeria Mestre Noza – Praça Luíza Távora – Av. Santos Dumont, 1589 – Aldeota
  • Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura – Rua Dragão do Mar, 81 – Piso Superior – Praia de Iracema
  • Aeroporto Internacional de Fortaleza – Pinto Martins – Av. Senador Carlos Jereissati, 3000 – Serrinha
  • Shopping Aldeota – Av. Dom Luís, 500, Piso L2 – Aldeota
  • CeArt Cariri – Centro Multifuncional de Serviços de Juazeiro do Norte – Rua Interventor Francisco Erivano Cruz, 120 – Centro – Juazeiro do Norte
  • Loja CeArt Arena Romeirão – Av. Presidente Castelo Branco, 4464, Pirajá – Juazeiro do Norte
  • Na internet – lojaceart.online – Whatsapp: (85) 99247-4080 – Instagram: @ceartceara

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.