PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Programa vai capacitar mais de 8 mil pessoas na área de Tecnologia no Ceará

Instituições de Ensino Superior vão ofertar formações como projetos de extensão, com investimento de R$ 34 milhões

Compartilhe
Programa vai capacitar mais de 8 mil pessoas na área de Tecnologia no Ceará
Foto: GCMais

Foi lançada nesta sexta-feira (23) a segunda etapa do Programa C-Jovem, com o objetivo de capacitar jovens para atuar no mercado de tecnologia do Ceará. O investimento é de R$ 34 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Nesta segunda etapa, serão 8.400 novas vagas ofertadas, agora como extensão ofertada por Instituições de Ensino Superior.

"Eu sempre penso o quanto este programa é inspirador para as políticas públicas que queremos desenvolver, porque nós estamos integrando o governo. Nós temos nossa Secretaria da Ciência e Tecnologia, nossa Universidade Estadual (do Ceará, Uece), nossa Secretaria da Educação, todas trabalhando com nossa Secretaria do Trabalho e pensando em como podemos formar nossos jovens para a vida e colocá-los em direção ao mundo do trabalho", comentou o governador do Ceará, Elmano de Freitas.

Leia também: Resultado para governador de Alagoas nas Eleições 2026: veja quem ganhou

Os recursos oriundos do Ministério foram captados pela Lei de Informática, por meio do programa Residência em TIC. "Queremos preparar jovens para desenvolver soluções para a indústria e a transformação digital, o grande desafio contemporâneo. Cada investimento que realizamos nos programas de capacitação do MCTI e agora no C-Jovem é um esforço que fazemos para reduzir o déficit de 100 mil profissionais no setor de TICs, um número pode chegar a 500 mil até 2025 se não agirmos com assertividade", declarou a ministra Luciana Santos.

PUBLICIDADE

Programa para área de Tecnologia no Ceará

Nessa nova fase, o C-Jovem atuará como projeto de extensão das Instituições de Ensino Superior participantes: Universidade Estadual do Ceará (Uece), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade Federal do Ceará (UFC). As atividades ocorrerão de forma virtual, 10h/semana, durante um ano, totalizando 480h. No último trimestre, os estudantes irão aplicar os conhecimentos adquiridos por meio de uma imersão nas empresas parceiras.

O reitor da Uece, Hildebrando Soares, enfatizou a integração de entes que "são tão diferentes" em prol do futuro de jovens cearenses. "O maior destaque que esse programa tem é a interação e cooperação entre as instituições públicas, privadas e o próprio Governo, para juntos enfrentarem um dos maiores desafios do Brasil, que é o mercado emergente de emprego e renda que envolve as tecnologias da informação. E aqui nós temos uma juventude sedenta de conhecimento, sendo beneficiada por essa junção de forças", enfatizou.

PUBLICIDADE

Nesta segunda fase, podem participar estudantes do ensino médio, recém-formados no ensino médio (até 3 anos) e alunos do ensino superior, conforme oferta realizada pelo projeto de cada IES.

PUBLICIDADE
"Nesta etapa estamos disponibilizando cursos na modalidade virtual, permitindo que um maior número de jovens sejam beneficiados. E com isso temos o objetivo de ampliar as oportunidades de emprego, melhorar a oferta de profissionais e preencher essas demandas que o mercado de trabalho tem em busca de profissionais da área de tecnologia", explicou a secretária Sandra Monteiro.

C-Jovem

Criado em 2022, o Programa C-Jovem já alcançou mais de 11 mil jovens de 174 Escolas Estaduais de Educação Profissional e de Tempo Integral, em 73 municípios cearenses. A meta é chegar a 100 mil jovens em cinco anos. A primeira etapa continua sendo executada na rede estadual de ensino.

PUBLICIDADE

O programa explora as habilidades de formação em TIC, Empreendedorismo e Inovação, Raciocínio Lógico, Comunicação e Relacionamento Interpessoal, e Inglês para Profissional de TIC. Os alunos podem escolher entre sete trilhas de tecnologia, de acordo com a área de interesse: desenvolvimento iOS, desenvolvimento Android, Nuvem, Java, Infraestrutura 5G, Inteligência Artificial e FullStack, este último ofertado pela Uece em parceria direta com o Instituto Atlântico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Resultado para governador de Alagoas nas Eleições 2026: veja quem ganhou
ELEIÇÕES 2026
Resultado para governador de Alagoas nas Eleições 2026: veja quem ganhou
04 de out. de 2026 - 14:30
Deputados federais eleitos no Rio Grande do Norte nas Eleições 2026: veja quem ganhou
ELEIÇÕES 2026
Deputados federais eleitos no Rio Grande do Norte nas Eleições 2026: veja quem ganhou
04 de out. de 2026 - 14:30
Deputados estaduais eleitos no Paraná: veja quem ganhou nas Eleições 2026
ELEIÇÕES 2026
Deputados estaduais eleitos no Paraná: veja quem ganhou nas Eleições 2026
04 de out. de 2026 - 14:30