Ícone do site Portal GCMAIS

Chacina do Curió: júri inicia votação para decidir se PMs são culpados ou inocentes

Chacina do Curió: 16 novos réus serão julgados em agosto e setembro

Foto: Amanda Sobreira

O quinto dia de julgamento dos quatro policias militares acusados de um dos maiores massacres que aconteceu no Estado, conhecida como Chacina do Curió, que deixou 11 pessoas mortas na Grande Messejana, em Fortaleza, foi iniciado neste sábado (24), às 10h. Os jurados estão reunidos para iniciar a votação que irá condenar ou absolver os réus Ideraldo Amâncio, Wellington Veras Chagas, Marcus Vinícius Sousa da Costa e Antônio José de Abreu Vidal Filho.

De acordo com a assessoria do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE), a votação dos jurados pode levar horas. Todos os sete que compõem o júri devem responder os quesitos com “sim” ou “não” de forma secreta. São 360 quesitos a serem respondidos.

Pouco antes da votação dos jurados, o colegiado de juízes indeferiu os pedidos de impugnação das defesas dos réus. Eles tentavam retificar quesitos a serem votados pelos jurados. Entre os pedidos da defesa, estava retirar o termo “concorreu para o crime” e utilizar o verbo “participou”.

Tribunal do júri está acontecendo no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza, desde a terça-feira (20). Outros dois julgamentos referentes à tragédia ainda estão previstos ao longo deste ano, estando o segundo marcado para o dia 29 de agosto e o terceiro para o dia 13 de setembro.

Leia também | Chacina do Curió: acompanhe em tempo real o julgamento dos policiais militares

Publicidade

Chacina do Curió: Sessão do júri é suspensa

Após cinco dias consecutivos de julgamento, a sessão do júri da Chacina do Curió foi suspensa, com previsão de ser retomada neste sábado (24). Os jurados da 1ª Vara do Júri de Fortaleza aguardam a divulgação da sentença que irá determinar a condenação ou absolvição dos quatro policiais militares réus no caso.

A suspensão ocorreu às 20h17 da sexta-feira (23), logo após a leitura dos quesitos que precedem a votação dos jurados. Durante duas horas, os juízes apresentaram cada um dos pontos dos quesitos. Após a leitura, as defesas dos réus Ideraldo Amâncio, Wellington Veras Chagas, Marcus Vinícius Sousa da Costa e Antônio José de Abreu Vidal Filho impugnaram parte dos quesitos.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile