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INSS inicia concessão automática de pensão por morte para agilizar processos

INSS inicia concessão automática de pensão por morte para agilizar processos

Foto: Divulgação/ INSS

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) implementou a concessão automática da pensão por morte como uma medida para acelerar o andamento dos benefícios. Entre os requerimentos, a pensão por morte é o terceiro tipo de benefício com maior demanda na fila de espera. Por essa razão, o governo busca agilizar o processo.

No estado do Ceará, os relatos indicam que os procedimentos, em geral, passaram a levar em média quatro meses desde o ano passado. Entretanto, a espera pode se estender de quatro a oito meses. Têm direito à pensão os dependentes do segurado falecido, como cônjuges, companheiros, filhos menores de idade e filhos maiores de idade inválidos. De acordo com especialistas, a redução no quadro de funcionários e o aumento na demanda foram fatores que contribuíram para o aumento no tempo de espera.

Atualmente, a pensão por morte é o terceiro tipo de benefício com a maior fila de espera no Ceará. Para agilizar o processo, o INSS passou a conceder o benefício de forma automática.

Na verificação, o INSS utiliza os dados já presentes no sistema e pode checar as informações fornecidas no momento do pedido, inclusive em bancos de dados de outros órgãos. Para solicitar o benefício, é necessário acessar o aplicativo “Meu INSS”, selecionar a opção “Novo Pedido” e escolher o serviço desejado. O requerente deverá seguir as instruções e anexar os documentos necessários, como o número do CPF da pessoa falecida, dos dependentes e a certidão de óbito. O acompanhamento do processo pode ser realizado diretamente no aplicativo.

Como funciona o reconhecimento automático?

A pensão por morte urbana é o benefício para os dependentes do segurado da área urbana que falecer, aposentado ou não. Com a novidade, a análise do requerimento torna-se otimizado, mais assertivo e que permite a decisão automática pelos sistemas do INSS.

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Para a análise, o INSS utiliza os dados que já estão em seus sistemas e pode checar as informações prestadas pelo cidadão na hora do pedido, inclusive na base de dados de outros órgãos. Dessa forma, análise do benefício é concluída mais rapidamente.

Como pedir a pensão por morte pelo INSS?

Entre no Meu INSS;
Clique no botão “Novo Pedido”;
Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Documentação em comum para todos os casos

Obrigatória:
Número do CPF da pessoa falecida e dos dependentes.
Se for procurador ou representante legal:
Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.

Se for solicitada:
Documentos para comprovar o tempo de contribuição;
Documentos para comprovar os (as) dependentes.

Receber resposta

Para acompanhar e receber a resposta do seu processo:
Entre no Meu INSS;
Clique no botão “Consultar Pedidos”;
Encontre seu processo na lista;
Para ver mais detalhes, clique em “Detalhar”.

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