EDUCAÇÃO

Elmano de Freitas sanciona lei que reajusta valor das bolsas acadêmicas no Ceará

Reajuste sancionado terá impacto nas bolsas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Compartilhe:
27 de junho de 2023
Portal GCMAIS

O governador Elmano de Freitas (PT) sancionou, nesta terça-feira (27), a lei que promove o reajuste no valor das bolsas acadêmicas concedidas pelo Governo do Ceará. A medida terá um impacto significativo nas mais de cinco mil bolsas distribuídas pelo governo, abrangendo programas de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Elmano de Freitas sanciona lei que reajusta valor das bolsas acadêmicas no Ceará
Foto: Governo do Ceará

Com essa mudança, o investimento anual do Governo do Ceará nas bolsas acadêmicas ultrapassará aproximadamente R$ 67 milhões, beneficiando mais de cinco mil estudantes envolvidos em pesquisas e estudos avançados.

Por meio de suas redes sociais, o governador Elmano destacou a importância desse incentivo à ciência no estado com o reajuste e expressou seu agradecimento aos parlamentares estaduais pela aprovação da lei. O ato de sanção contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Evandro Leitão, representando os demais parlamentares envolvidos no processo.

“A Assembleia Legislativa aprovou a Mensagem de Lei que atualizou o valor das bolsas, transformando os valores exatamente no mesmo valor que foi reajustado no Governo Federal pelo ministro (da Educação) Camilo Santana. Aqui, no Ceará, temos mais de 5 mil bolsas. Isso faz com que o Ceará passe a ter um investimento anual em pesquisa e iniciação à pesquisa da ordem de R$ 67 milhões”, destacou o chefe do poder Executivo.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Também presente na solenidade, a secretária da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Sandra Monteiro, igualmente recebeu o agradecimento do governador pela negociação com as instituições de Ensino Superior. Atualmente, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), ligada à Secitece, tem 3.931 bolsistas de iniciação científica, 620 de mestrado, 472 de doutorado e 30 de pós-doutorado.

“Mais do que o recurso é o investimento na cidadania e na dignidade dos nossos estudantes e de suas famílias. O Estado compreende a importância da educação, da ciência e, principalmente, da dignidade”, disse a secretária Sandra Monteiro.

Reajuste de bolsas acadêmicas no Ceará

Leia também | Conselho aumenta subsídio para famílias do Minha Casa, Minha Vida

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.