Fortaleza, a capital do Ceará, oficialmente alcançou a marca de 2.428.678 habitantes, conforme os dados do Censo Demográfico 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (28). Com essa população, Fortaleza se tornou o município mais populoso do Nordeste e o quarto mais populoso do Brasil.
Fortaleza superou Salvador, que ocupava a terceira posição do país no último censo realizado em 2010 e agora ocupa o quinto lugar. Anteriormente ocupando o quinto lugar, Fortaleza está atrás apenas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A diferença em relação à Salvador, que agora ocupa a quinta posição, é de pouco mais de 10 mil habitantes.
Um dado que chamou bastante atenção na pesquisa foi a redução populacional no município de Catarina, no interior do Ceará. A cidade do sertão dos Inhamuns teve a maior redução de moradores em todo o país, com uma queda de 45,25%. Comparado ao censo de 2010, Catarina perdeu 8,4 mil habitantes, resultando em uma taxa negativa de 45%.
Fortaleza é a cidade mais populosa do Nordeste, segundo Censo
Fortaleza agora detém a maior densidade demográfica do país, com mais de 7 mil habitantes por quilômetro quadrado. Já em relação ao estado do Ceará, os pesquisadores descobriram um aumento populacional de 4,02%, com uma média de 2,9 moradores por domicílio. Desde 2010, o aumento populacional foi de cerca de 340 mil habitantes.
Em relação aos dados da Região Metropolitana de Fortaleza, o município de Itaitinga foi o que apresentou o maior crescimento entre 2010 e 2022, com uma taxa de 89,5%. Sua população passou de 34,1 mil para 64,6 mil. Eusébio ficou em segundo lugar, com um crescimento de 61,1%, sendo locais de expansão imobiliária que já indicavam esse crescimento populacional.
Dados da Região Metropolitana de Fortaleza:
Itaitinga: 89,5%
Eusébio: 61,1%
Jijoca de Jericoacoara: 50,7%
Horizonte: 35,4%
Barbalha: 35,1%
Com essas informações, Fortaleza reafirma seu papel como uma das principais cidades do país, tanto em termos de população quanto de crescimento demográfico. A capital cearense continua a se destacar como um importante centro urbano e econômico no Nordeste brasileiro.
Leia mais | Censo do IBGE: Fortaleza se torna a quarta cidade mais populosa do Brasil
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<