Ícone do site Portal GCMAIS

Ceará deve receber mais de 300 mil turistas nas férias de julho, estima Setur

Ceará deve receber 12% mais turistas no Carnaval de 2024 do que em 2023

Foto: Divulgação

O Ceará deve receber mais de 300 mil turistas em julho, conforme previsão da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) para a alta estação das férias, considerando a demanda turística, oferta hoteleira, receita gerada e movimentação no aeroporto.

De acordo com a projeção da Setur, a expectativa é que o estado receba cerca de 305 mil turistas apenas no mês de julho, ante 286 mil visitantes registrados em 2022. O resultado representa uma variação positiva de 6,6%.

Confira outras projeções para o período:

Fluxo internacional

Impulsionado pelo incremento de novas conexões e o fortalecimento do hub aéreo do estado, a Setur prevê um crescimento de 21,1% no número de turistas internacionais durante as férias de julho no estado. Isso significa que o Ceará deve receber aproximadamente 28 mil estrangeiros, ante 23 mil do ano anterior.

Publicidade

Taxa de ocupação hoteleira

A taxa de ocupação hoteleira de todo o estado deve se aproximar dos 80%. Neste período, as regiões litorâneas são bastante buscadas. Os turistas europeus, por exemplo, procuram o estado por coincidir o período de férias com o verão de lá.

Receita Turística

A Setur prevê que a receita turística gerada durante as férias de julho será de R$ 1.1 bilhão. Isso representa um incremento de 17,9%.

Movimentação no Aeroporto Pinto Martins

A movimentação de passageiros no Aeroporto Pinto Martins, principal portão de desembarque no Ceará, também deve ter um incremento. Com base em dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), serão 575 mil passageiros, ante 547 do mesmo período no ano anterior.

Fortaleza se torna a capital mais populosa do Nordeste

Fortaleza agora detém a maior densidade demográfica do país, com mais de 7 mil habitantes por quilômetro quadrado. Já em relação ao estado do Ceará, os pesquisadores descobriram um aumento populacional de 4,02%, com uma média de 2,9 moradores por domicílio. Desde 2010, o aumento populacional foi de cerca de 340 mil habitantes.

Em relação aos dados da Região Metropolitana de Fortaleza, o município de Itaitinga foi o que apresentou o maior crescimento entre 2010 e 2022, com uma taxa de 89,5%. Sua população passou de 34,1 mil para 64,6 mil. Eusébio ficou em segundo lugar, com um crescimento de 61,1%, sendo locais de expansão imobiliária que já indicavam esse crescimento populacional.

Leia também| Fortaleza se torna a capital mais populosa do Nordeste, diz IBGE

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile