Ícone do site Portal GCMAIS

Contribuinte que deixou de pagar taxa do lixo não vai ter juros ou multa na cobrança, diz Prefeitura

Justiça suspende cobrança da Taxa do Lixo, em Sobral

Foto: Reprodução

Com a decisão da Justiça pela manutenção da cobrança da Taxa do Lixo, a Prefeitura de Fortaleza informou, na noite desta quinta-feira (29), que vai a possibilitar ao contribuinte que deixou de efetuar o pagamento, a opção da regularização da situação sem que haja cobrança de juros e multas. De acordo com a prefeitura, o valor da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos (TMRSU) poderá ser pago em Cota Única, com desconto de 5% até o dia 31 de julho.

A prefeitura informou que o pagamento também poderá ser parcelado em até seis vezes, com vencimento no último dia útil do mês, inclusive para os contribuintes que já efetivaram a primeira parcela da Taxa. As condições de pagamento ainda serão regularizadas e publicadas em decreto.

Mais cedo, por uma votação de 14 a 3, a liminar que suspendia a cobrança, emitida pelo desembargador Durval Aires Filho em 22 de maio, foi revogada em decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE).

Seguiu a constitucionalidade, diz Sarto

Em um evento que reuniu lideranças do PSDB no Ceará, o prefeito José Sarto afirmou que a decisão pela manutenção da cobrança seguiu a constitucionalidade e o Marco Regulatório do Saneamento Básico e tranquilizou os fortalezenses quanto ao pagamento dos valores em atraso.

“Quero tranquilizar os contribuintes que não pagaram a taxa por causa da judicialização e dizer que não pagarão juros nem multas”, afirmou.

No Brasil, 22 capitais já cobram a taxa ou tarifa do lixo, e todas utilizam o método de cobrança em função da área edificada do imóvel. Em Fortaleza o prefeito Sarto determinou que houvesse promoção e garantia de justiça social e por isso 70% da população está isenta.

Publicidade

A Prefeitura reforçou ainda que está ampliando vários programas de reciclagem e sustentabilidade como os Ecopontos e mini ecopontos, Re-ciclo, lixeiras subterrâneas inteligentes, ilhas ecológicas, centros de recondicionamento tecnológico e máquinas de reciclagem nos Cucas e terminais de ônibus. Além de trazer benefícios para o meio ambiente, essas ações também permitem que o cidadão adquira bônus válidos em pagamentos de serviços como a conta de energia e passagem de ônibus.

Leia também | Taxa do Lixo em Fortaleza pode voltar a ser cobrada após liminar ser derrubada pelo TJCE

Julgamento da Taxa do Lixo

No dia 22 de maio deste ano, o Tribunal de Justiça do Ceará suspendeu a cobrança da Taxa do Lixo em Fortaleza em decisão de caráter liminar, proferida pelo desembargador Durval Aires Filho, atendendo à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pelo Ministério Público do Estado.

Três dias após a suspensão, o Órgão Especial do TJCE iniciou o julgamento da medida cautelar relacionada à cobrança da taxa. No entanto, durante a sessão do colegiado, o desembargador Francisco Bezerra Cavalcante solicitou mais tempo para analisar o caso, resultando na suspensão do julgamento.

No dia 22 de junho, o Órgão Especial retomou o julgamento da medida cautelar, mas foi novamente suspenso após o desembargador José Ricardo Vidal Patrocínio pedir vista dos autos.

A Taxa do Lixo, que está no centro do debate, continua aguardando uma decisão final sobre sua constitucionalidade. A cobrança foi suspensa temporariamente, e o julgamento no Tribunal de Justiça do Ceará seguirá em andamento até uma resolução definitiva.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

Sair da versão mobile