Superação

Jovens aprovados em cursos de Medicina no interior do Ceará relatam desafios: ‘parecia impossível’

Ana Luzia Câmara Brasil, Kesley Kevery Ramos de Carvalho e Isaac Fernandes da Silva vão integrar as primeiras turmas de Medicina e Medicina Veterinária das cidades de Tauá e Quixeramobim

Compartilhe:
30 de junho de 2023
Portal GCMAIS

Três jovens estudantes de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará foram aprovados nos novos cursos de Medicina e Medicina Veterinária da Universidade Estadual do Ceará (Uece) nos campi de Tauá e Quixeramobim. Eles fazem da parte da primeira turno do pré-vestibular da Instituição. Os alunos relataram como foi a preparação e os desafios que enfrentaram para conseguir a tão sonhada vaga na universidade.

Jovens aprovados em cursos de Medicina no interior do Ceará relatam desafios: ‘parecia impossível’
Foto: Reprodução

O estudante Kesley Kevery Ramos de Carvalho sempre teve o sonho de cursar medicina na sua cidade natal, Quixeramobim. Há alguns anos ele achava impossível isso acontecer, mas hoje comemora a oportunidade de se tornar o primeiro médico da família.

“A possibilidade de realizar meu sonho em minha própria cidade me parecia uma realidade totalmente impossível. Mas aqui estou eu, graças a Deus, para viver isso. Com a realização desse sonho, me tornarei, num futuro próximo, o primeiro médico de minha família. É indescritível a montanha-russa de emoções que estou sentindo!”, afirma.

Rotina difícil

Reprodução

Força de vontade e persistência são as palavras que podem claramente definir a rotina do estudante Isaac Fernandes da Silva também do município de Quixeramobim.

O jovem que, assim como Kesley, vai ingressar na primeira turma de Medicina do município se desdobrava para estudar para o vestibular, uma vez que já cursava faculdade em outra cidade e agora agradece o apoio que teve da família.

“Os empecilhos eram muitos, e tudo parecia um sonho tão longínquo. Primeiro, não consegui adotar uma rotina de estudos diários; por já cursar uma faculdade, passava o dia em outra cidade, onde tanto a locomoção quanto o tempo investido no curso consumiam todo o dia. Acordava antes das 5 horas da manhã e só retornava para casa às 19 horas. Com o apoio e insistência da minha família, foquei e dediquei-me para aproveitar ao máximo. Assim, deixo meu agradecimento a todos”, comemora.

Método peculiar de estudo

Reprodução

Para Ana Luzia Câmara Brasil, aprovada em Medicina Veterinária no Campus de Tauá, além de se dedicar ao cursinho pré-vestibular da Uece, ela acredita que o fato de ter um método peculiar de estudar fez toda a diferença na hora de realizar a prova e conseguir a aprovação tão sonhada.

Ela conta que prefere estudar vários conteúdos em intervalos curtos de tempo, pois assim evita o cansaço e assimila melhor os conteúdos.

“Não consigo manter meu foco em uma coisa só por muito tempo. Começava a estudar às 8 da manhã, estudava cada conteúdo por uns 30 minutos e dava uma pausa de 5 a 10 minutos. No turno da tarde, iniciava às 13h até às 15h, seguindo a mesma rotina da manhã. Após esse horário, eu passava a assistir vídeos de biologia, que é meu foco principal. A nova geração tem um modo diferente de aprender cada coisa; eu prefiro algo rápido que seja ‘digerido’ de forma fácil ao invés de forçar a minha atenção por muitas horas seguidas”, explica.

Cursinho

Os três estudantes são egressos do Núcleo Pré-vestibular da Uece – UeceVest – em Quixeramobim. A iniciativa ocorreu nos meses de fevereiro, março e abril, sendo direcionada para as disciplinas específicas do curso de Medicina, que se inicia na cidade no segundo semestre de 2023.

O cursinho ofertou 160 vagas para estudantes que concluíram o ensino médio na rede de ensino de Quixeramobim, sendo 150 para alunos da rede pública de ensino e 10 vagas para estudantes da rede privada, os quais foram selecionados via edital divulgado pela prefeitura de Quixeramobim.

A professora Lydia Pantoja comemora as aprovações e fala da felicidade de vivenciar este momento.

“Nós estamos muito felizes por estar sendo mola propulsora para que os alunos realmente cheguem ao patamar de alunos do ensino superior público de qualidade no nosso país. É uma grande honra fazer parte deste projeto e continuamos aqui desejosos de mais e mais aprovações”, finaliza.

Leia mais| Enem 2023 tem 3,9 milhões de inscritos no País

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.