BRASIL

Lula lamenta morte de Sepúlveda Pertence: “Um dos maiores juristas da história”

Lula desejou seus sentimentos aos seus familiares, aos filhos, aos amigos e aos admiradores de Sepúlveda Pertence

Compartilhe:
2 de julho de 2023
Portal GCMAIS

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou o falecimento do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence, que morreu aos 85 anos neste domingo (2). Aposentado, O jurista chegou a atuar na defesa do petista em 2018.

Lula lamenta morte de Sepúlveda Pertence: “Um dos maiores juristas da história”
Foto: Ricardo Stuckert/PR

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“José Paulo Sepúlveda Pertence foi um dos maiores juristas da história do Brasil. Sempre atuou pela defesa da democracia e pelo Estado de Direito, como advogado e também como ministro do Supremo Tribunal Federal. Por isso, era respeitado por todos”, escreveu Lula.

Lula desejou seus sentimentos aos seus familiares, aos filhos, aos amigos e aos admiradores de Sepúlveda Pertence.

Lula está em Salvador (BA), neste domingo, para participar das festividades do Bicentenário da Independência na capital baiana. Pela manhã, ele participou do cortejo da Lapinha até o Pelourinho, como parte do desfile cívico do 2 de Julho.

Equipe de defesa de Lula

Aposentado e exercendo a advocacia em escritório próprio, em 2018 passou a integrar a equipe de advogados do então ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, representando o petista em julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ) de um habeas corpus preventivo para evitar a prisão de Lula.

Lula havia sido condenado pela 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, com sede em Porto Alegre (RS), em um processo relacionado à Operação Lava Jato. O pedido da defesa, no entanto, foi negado.

Sepúlveda Pertence

Sepúlveda Pertence foi nomeado ministro do Supremo em 4 de maio de 1989, durante a presidência de José Sarney, ocupando a vaga deixada pelo ministro Oscar Corrêa, que se aposentara. Pertence tomou posse em 17 do mesmo mês e, posteriormente, aposentou-se voluntariamente em 17 de agosto de 2007.

Pertence era uma figura frequente nos eventos do STF e era recebido pelos ministros com grande entusiasmo e carinho, sendo sempre reverenciado por sua trajetória no campo jurídico brasileiro.

Com a partida de Sepúlveda Pertence, o Brasil perde um renomado jurista e uma importante figura do Supremo Tribunal Federal, deixando um legado marcante na história do direito no país.

Leia também | Sepúlveda Pertence, ex-ministro do STF, morre em Brasília aos 85 anos

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.