Ícone do site Portal GCMAIS

Maria Bethânia comemora durante show decisão que tornou Bolsonaro inelegível

Maria Bethânia comemora durante show decisão que tornou Bolsonaro inelegível

Foto: Divulgação

A cantora Maria Bethânia se apresentou no Festival Jardins do Marquês, em Portugal, nesse sábado (1) e comemorou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em tornar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível por oito anos.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Durante a apresentação, Bethânia cantou a música Cálice, de Chico Buarque, e comemorou: “Inelegível. Oito anos. Viva o Brasil!”. A música foi feita na época em que o Brasil estava sobre uma Ditadura Militar e faz alusão à limitação das liberdades individuais imposta pelo regime.

Na sexta (30), o TSE decidiu por 5 votos a 2 tornar Bolsonaro inelegível após ele espalhar mentiras e atacar o sistema eleitoral.

O ex-presidente, que tem 68 anos, somente estará apto a se candidatar novamente em 2030, aos 75 anos de idade, ficando afastado portanto de três eleições até lá (sendo uma delas a nacional de 2026).

Publicidade

Leia também | ‘Fez-se Justiça!’, diz Ciro Gomes sobre TSE formar maioria para tornar Bolsonaro inelegível

veja o vídeo:

Julgamento

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta terça-feira (30), por 5 votos a 2. A decisão considerou ele inelegível por abuso de poder político durante uma reunião com embaixadores estrangeiros meses antes das eleições.

O julgamento contou com a participação dos ministros Benedito Gonçalves, Floriano Marques, André Tavares, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes, presidente da Corte, que foi o último a declarar seu voto e somou-se à maioria. Já os ministros Raul Araújo e Nunes Marques apresentaram divergências em relação à decisão.

“A resposta que a Justiça Eleitoral dará a essa questão confirmará nossa fé na democracia, no Estado de Direito, porque diferentemente do que se pretendeu divulgar nos últimos dias, principalmente pelas redes sociais, o tse em nada está inovando”, disse Moraes, no voto.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

Sair da versão mobile