Ícone do site Portal GCMAIS

Sepúlveda Pertence, ex-ministro do STF, morre em Brasília aos 85 anos

Sepúlveda Pertence, ex-ministro do STF, morre em Brasília aos 85 anos

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Sepúlveda Pertence, faleceu neste domingo (2) no Hospital Sírio Libanês, em Brasília, onde estava internado há mais de uma semana. Aos 85 anos, Pertence deixou um legado significativo no campo jurídico do país.

A causa exata da morte não foi divulgada. O velório será realizado na sede da Suprema Corte, nesta segunda-feira (3), a partir das 10h. O enterro está programado para as 16h30, na Ala dos Pioneiros do Campo da Esperança, na capital federal.

Sepúlveda Pertence foi nomeado ministro do Supremo em 4 de maio de 1989, durante a presidência de José Sarney, ocupando a vaga deixada pelo ministro Oscar Corrêa, que se aposentara. Pertence tomou posse em 17 do mesmo mês e, posteriormente, aposentou-se voluntariamente em 17 de agosto de 2007.

O ex-ministro enfrentava problemas pulmonares devido ao hábito de fumar ao longo de sua vida, incluindo o uso de cachimbo.

Pertence era uma figura frequente nos eventos do STF e era recebido pelos ministros com grande entusiasmo e carinho, sendo sempre reverenciado por sua trajetória no campo jurídico brasileiro.

Publicidade

Com a partida de Sepúlveda Pertence, o Brasil perde um renomado jurista e uma importante figura do Supremo Tribunal Federal, deixando um legado marcante na história do direito no país.

No Twitter, o ministro Luís Roberto Barroso falou sobre a morte do ex-ministro: “É triste a notícia da partida de José Paulo Sepúlveda Pertence, um dos maiores que já passaram pelo STF. Brilhante, íntegro e adorável, influenciou gerações de juristas brasileiros com sua cultura, patriotismo e desprendimento. Fará imensa falta a todos nós”.

O ministro Gilmar Mendes também falou sobre ao falecimento do jurista.

“Sepúlveda Pertence foi um dos mais distintos juristas brasileiros. Atuou na resistência à ditadura e na reconstrução democrática que resultou na CF de 1988. Foi brilhante como PGR e como Ministro do STF, onde com muito orgulho fui seu colega. Muito me pesa seu falecimento”, disse.

O também ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, disse em rede social que o Brasil perdeu um grande e incansável defensor da democracia “com a morte de Sepúlveda Pertence. Notável advogado, jurista e ministro do Supremo Tribunal Federal, deixará um eterno legado de amizade, seriedade e Justiça. Meus sentimentos aos seus familiares”.

Leia também | Para 51%, Lula é melhor que Bolsonaro, aponta levantamento

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile