O Corpo de Bombeiros interditou um circo por falta de documentação e certificado de conformidade de funcionamento do equipamento localizado em Canindé, no Ceará.
Durante a vistoria, ocorrida na quinta-feira (6), verificou-se a ausência de sistemas preventivos contra incêndio e pânico, como: sinalização de emergência; iluminação de emergência.
Assim como, ausência da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o laudo da parte elétrica e montagem, assinado pelo engenheiro eletricista e engenheiro mecânico, respectivamente.
Conforme denúncia, no início dos espetáculos, o circo informava ao público que o estabelecimento atendia as normas do Corpo de Bombeiros e mostrava fotos dos profissionais que foram fazer a primeira vistoria fiscalizadora.
Em outras palavras, falta de documentação, falta de sistemas preventivos contra incêndio e pânico e fortes indícios aparentes de “gambiarra”, serviço mal feito, na parte elétrica.
Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI)
O CEPI é o órgão de execução programática responsável pelo controle da observância dos requisitos técnicos contra incêndios e de projetos de edificações antes e/ou depois de sua liberação ao uso.
Como também, por força do Decreto 32.978. desde 19 de fevereiro de 2019, a antiga Coordenadoria de Atividades Técnicas (CAT) passou a ser nominada de Comando de Engenharia de Prevenção de Incêndio (CEPI).
Certificado de Conformidade
Já o Certificado de Conformidade é o documento que atesta que uma edificação possui todas as condições de segurança contra incêndio e pânico. Ou seja, que existem sistemas preventivos e que estes estão dimensionados. Ainda assim, confirmados pelo setor de vistoria do Cepi in loco.
Leia mais| Boate Kiss: relator vota por prisão de acusados
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<