A Operação Interagências, realizada na manhã deste domingo (09), pela Marinha do Brasil (MB), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) abordaram, uma embarcação sem licença de pesca com aproximadamente 10.000 quilos de atum capturados irregularmente. A ação ocorreu no Porto de Acaraú, município de Acaraú, Ceará.
A embarcação “ACF MAR”, estava sendo acompanhada pela Inteligência Marítima da Capitania dos Portos do Ceará a última quinta-feira (06), após o pedido de colaboração do IBAMA. Na apreensão, foram necessários apoio de militares da Agência da Capitania dos Portos em Camocim, que realizaram Inspeção Naval a fim de verificar a existência de infrações às normas da Autoridade Marítima e à Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário.
> > Siga o GCMAIS no Google Notícias < <
Durante a abordagem, além das toneladas de atum, também foi identificado que o Certificado de Compensação da Agulha Magnética estava fora do prazo de validade, a ausência de habilitação dos tripulantes, Rol de Equipagem sem averbação de embarque e desembarque dos tripulantes, ausência de balsa salva-vidas e que mantinham o Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite desligado.
Está é mais uma de muitas ações que estão sendo realizadas pelas Organizações Militares da MB de forma enérgica em Operações Interagências e no atendimento a pedidos isolados de cooperação de Órgãos Governamentais como, por exemplo, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, o Departamento de Polícia Federal e a Secretaria da Receita Federal. A Operação tem como objetivo de contribuir para a Proteção Marítima brasileira, otimizando a utilização dos meios, aumentando a efetividade dos resultados e fortalecendo a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos transfronteiriços e crimes ambientais nas águas jurisdicionais brasileiras.
Em tempo
Também na manhã deste domingo (09), foram apreendidas drogas e dinheiro em uma outra embarcação pesqueira, desta vez, no litoral de Fortaleza, na Região Metropolitana. Ninguém foi preso e as autoridades seguem investigando o caso.
Leia mais|Papelotes de drogas e dinheiro são encontrados em embarcação em Fortaleza
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<