Ícone do site Portal GCMAIS

Criança de 4 anos é resgata de afogamento na lagoa do Cauipe

Uma criança de 4 anos foi resgata de afogamento na lagoa do Cauipe

Foto: Reprodução

Uma criança de 4 anos foi resgatada de um afogamento na lagoa do Cauipe, localizada no município de Caucaia. O resgate ocorreu por volta das 9h20, da manhã deste domingo (09). A criança foi retirada do mar pelos guarda-vidas da equipe de salvamento aquático do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. Por se tratar de uma ocorrência Grau 6, ou seja, quando a vítima se encontra em parada cardiorrespiratória. A urgência foi atendida e logo a ambulância do SAMU chegou ao local.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Para atender a ocorrência, a Ciops acionou uma aeronave da Ciopaer e uma ambulância Samu UTI. Nas imagens é possível ver os profissionais envolvidos no resgate da criança. A paciente precisou ser levada pela aeronave para uma unidade de saúde para receber outros cuidados especializados e encontra-se em uma Unidade de Terapia Intensiva.

A criança, segundo relato da tia, estava brincando com a avó e dois primos em um piquenique realizado pela família. É de costume fazerem essa programação, mas desta vez, ela teria entrado em uma parte mais funda da lagoa, sendo ainda atingida na cabeça por um barco que passava. Quando a pessoa do barco percebeu a colisão, a menina já estava há um submersa.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará que informou só neste ano 200 vidas foram salvas em ocorrências de afogamento. Mas ainda assim, esse número representa um aumento de cerca de 25% quando comparado o mesmo período do ano passado em que foram registradas 644 ocorrências de afogamento, no estado. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, 75% desses afogamentos no Brasil acontecem em águas doces, devido a fatores como buracos profundos, pedras, lodo, barro liso e limo, além da maior densidade da água.

Publicidade

Por isso, é preciso estar atento e seguir as recomendações de procurar tomar banho em locais onde há presença de guarda-vidas, evitar entrar no mar, rios e lagoas que não conhece, se tiver ingerido bebida álcoolica não nade, nem entre no mar, e o mesmo vale para quem pretende entrar na água após as refeições. Esses comportamentos podem ocasionar afogamentos, por isso, “Se beber ou comer, não nade”.

E em caso de acidentes, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros no telefone 193 e informe o tipo e local da emergência.

Leia mais |Carro de luxo fica submerso ao tentar fazer travessia no mar em Aquiraz

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile