Ícone do site Portal GCMAIS

Aplicativo facilita registro de acidentes de trânsito sem vítimas em Fortaleza

Revista Forbes destaca medidas adotadas em Fortaleza contra mortes no trânsito

Foto: Reprodução / Instagram

Fortaleza se tornou a primeira capital do país a disponibilizar um aplicativo que atende a diversas demandas relacionadas ao trânsito. Através do AMC Trânsito, os usuários podem registrar acidentes sem vítimas, consultar informações sobre investimentos no trânsito, recorrer de multas e verificar se o veículo foi rebocado em operações rotineiras conduzidas pelo órgão.

Um dos principais serviços oferecidos pelo aplicativo é o Boletim de Acidente de Trânsito Eletrônico Unificado de Fortaleza (BATEU). Após envolver seu veículo em um acidente sem vítimas, o condutor pode baixar o aplicativo, cadastrar seus dados e preencher um formulário com os detalhes do incidente, incluindo um breve relato e imagens do ocorrido. Ao concluir o preenchimento das informações, a via deve ser desobstruída imediatamente.

O aplicativo permite que o usuário preencha as informações mesmo sem conexão com a internet, sendo enviadas posteriormente quando houver conexão disponível. Aqueles que desejarem registrar o acidente posteriormente têm um prazo de até 30 dias após a colisão para fazer isso através do site centralamc.com.br.

Seguindo a Portaria 306/2017, publicada no Diário Oficial do Município em dezembro, os dados fornecidos pelo aplicativo serão analisados por técnicos da AMC, que avaliarão sua consistência e disponibilizarão sua impressão em um site eletrônico em até cinco dias úteis. Essas informações podem ser utilizadas por seguradoras e como prova em ações judiciais.

“O grande valor desse aplicativo é a transparência e a facilidade de acesso. Estamos simplificando o processo e proporcionando segurança no registro do acidente. Sem dúvida, é um grande avanço para a cidade de Fortaleza, que está atualizando seu protocolo de atendimento a acidentes e se tornando pioneira ao lançar uma ferramenta que engloba diversos serviços”, explica Antônio Ferreira, superintendente da AMC.

Publicidade

Passo a passo

1) Baixe o aplicativo através da Google Play ou App Store;

2) Cadastre os dados;

3) Faça um breve relato da ocorrência e anexe as imagens necessárias;

4) Desobstrua a via.

Outras funções

O aplicativo também permite que o usuário possa consultar dados referentes aos investimentos no trânsito, bem como receitas e custos, através do “AMC Transparente”. Além disso, de forma mais cômoda, será possível recorrer de uma multa ou verificar se o seu veículo foi rebocado em operações cotidianas desenvolvidas pelo órgão.

Pioneira, Fortaleza é a primeira cidade a englobar todos os serviços numa mesma plataforma, que vai facilitar a vida dos cidadãos, garantindo um ir e vir com mais agilidade e segurança.

Leia também | Confira os locais de atendimento do Caminhão do Cidadão nesta semana em Fortaleza e no interior

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile