Ícone do site Portal GCMAIS

População de Fortaleza terá acesso à consultas virtuais gratuitas a partir de setembro

Foto: Pexels

A população de Fortaleza terá acesso a consultas virtuais gratuitas com especialistas a partir de setembro. O anúncio foi feito pelo prefeito José Sarto nesta quarta-feira (12), como parte do investimento na área da saúde na cidade.

Atualmente, a rede municipal já utiliza a telemedicina para o contato entre os médicos dos postos de saúde e especialistas que trabalham em uma central na Prefeitura. No entanto, a nova modalidade permitirá que os moradores se consultem diretamente com médicos da rede municipal por meio de atendimento remoto.

“Hoje, nós damos o passo inicial com a telemedicina lançando essa primeira fase e também entregando para o grande Pirambu o Posto Virgílio Távora totalmente requalificado, com toda a estrutura refeita e com equipes trabalhando, como parte do pacote de investimentos à saúde. Estamos dando qualidade à saúde de Fortaleza. Nós vamos fazer a atenção básica de Fortaleza ser a melhor do Brasil”, ressaltou o prefeito durante o evento de entrega do posto de saúde.

Segundo o prefeito, essa iniciativa tem o objetivo de solucionar quase 80% da demanda por atendimento especializado na cidade, reduzindo as filas nas unidades de saúde. A estratégia será adotada em todos os equipamentos municipais de saúde a partir de setembro, contemplando os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

Além do lançamento da telemedicina, a Prefeitura também entregou o Posto de Saúde Virgílio Távora, localizado no bairro Cristo Redentor. A requalificação do posto, orçada em 550 mil reais, faz parte do pacote de investimentos na área da saúde anunciado em abril deste ano, visando melhorar a infraestrutura e os serviços de saúde oferecidos à população.

Com a adoção da telemedicina, a população de Fortaleza terá mais comodidade e acesso rápido a consultas especializadas, garantindo uma assistência mais eficiente e eficaz no sistema de saúde municipal.

Consultas virtuais gratuitas em Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza está implementando o serviço de telemedicina para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, abrangendo todos os postos de saúde. Com essa tecnologia, o objetivo é melhorar a qualidade dos atendimentos e reduzir as filas para consultas com médicos especialistas.

O processo de implementação da telemedicina foi dividido em duas etapas. A primeira já está em andamento e beneficiará tanto os pacientes quanto os profissionais de saúde. Esse serviço consiste em uma troca de informações, por meio de um sistema, entre o médico do posto de saúde e um médico especialista, para esclarecer dúvidas sobre as condições clínicas de um paciente.

“A telemedicina evita que as pessoas entrem na fila para consulta com especialista. O paciente só será encaminhado para uma fila se o especialista considerar necessário. Por exemplo, se um médico clínico identificar uma mancha suspeita no braço de um paciente e quiser discutir com um dermatologista a possibilidade de ser algo cancerígeno, isso poderá ser feito de forma virtual. Acredito que com isso possamos resolver quase 80% das situações que exigem a opinião do especialista”, explicou o secretário de Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo.

A ferramenta também permite que o médico envie arquivos como fotos e laudos de exames. Atualmente, as seguintes especialidades estão disponíveis: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Ginecologia, Obstetrícia, Urologia e Mastologia. Os médicos especialistas que fornecem orientações já fazem parte da Rede Municipal de Saúde.

A consulta pode ser solicitada pelo médico para diagnóstico e tratamento, com um tempo de resposta de até 72 horas. Dessa forma, as orientações fornecidas agilizam o processo terapêutico adequado.

A escolha das especialidades iniciais foi baseada em pesquisas técnicas, levando em consideração as principais necessidades de esclarecimento clínico dos profissionais. Durante o projeto-piloto para aprimorar o sistema, foram realizadas mais de 500 consultas.

A próxima especialidade a ser disponibilizada será a odontologia, abrangendo áreas como cirurgia bucomaxilofacial, dentística, estomatologia, endodontia, odontopediatria, periodontia e prótese.

A segunda etapa do projeto de telemedicina será a teleconsulta, em que os usuários do SUS terão acesso a consultas virtuais com médicos especialistas por meio de computadores ou celulares. O início dessa segunda etapa está previsto para 60 dias após a implementação da primeira, ou seja, em setembro deste ano.

Leia também | Remédios como o Ozempic são investigados por gerar pensamentos suicidas e depressão profunda

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile