É fundamental que os beneficiários estejam atentos aos prazos e busquem os locais de atendimento para evitar a suspensão do benefício
Fortaleza estende prazo para atualização de condicionalidades do Bolsa Família
A Prefeitura de Fortaleza ampliou o prazo para a atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família até a próxima terça-feira (18). A medida visa garantir que o maior número de beneficiários consiga atualizar seus cadastros e assegure a continuidade do recebimento do auxílio.
A atualização das condicionalidades envolve a renovação da caderneta vacinal, o acompanhamento das mulheres em idade fértil e o pré-natal das gestantes. Para facilitar o acesso aos serviços, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) está realizando ações itinerantes em pontos estratégicos da cidade, ampliando os locais de atendimento. É importante ressaltar que a não realização dessas condicionalidades pode resultar na suspensão do benefício do programa.
Além disso, a população que busca os postos de saúde e as ações itinerantes para a atualização da caderneta de vacinação terá a oportunidade de receber vacinas que não constam em seu esquema vacinal. Essa medida é válida tanto para beneficiários do Programa Bolsa Família quanto para não beneficiários. As vacinas oferecidas estão conforme o Calendário Nacional de Vacinação.
A ampliação do prazo e a realização de ações itinerantes visam facilitar o acesso dos beneficiários e garantir que eles cumpram as condicionalidades do programa, contribuindo para a saúde e bem-estar da população de Fortaleza. É fundamental que os beneficiários estejam atentos aos prazos e busquem os locais de atendimento para evitar a suspensão do benefício.
Vanessa Soldatelli, a coordenadora de Imunização de Fortaleza, reforça que a vacinação é importante não apenas para a atualização cadastral do Programa Bolsa Família.
“Mesmo havendo um público-alvo de acordo com as condicionalidades, estamos vacinando familiares e pessoas que comparecem aos postos de saúde e ações itinerantes para levar suas crianças. Assim, temos uma maior cobertura vacinal e mais pessoas imunizadas em nosso Município”, reforça.
Condicionalidades do programa Bolsa Família
Atualmente, em Fortaleza, há aproximadamente 378 mil pessoas que devem cumprir as condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família. Essas condicionalidades incluem a atualização da caderneta de vacinação das crianças, o acompanhamento das mulheres em idade fértil e do pré-natal das gestantes.
É necessário que as famílias com crianças menores de sete anos (seis anos, 11 meses e 29 dias), mulheres em idade fértil (14 a 44 anos), gestantes e lactantes compareçam aos postos de saúde. Os beneficiários devem levar consigo o cartão de acompanhamento (caso possuam), o Número de Identificação Social (NIS), a caderneta de vacinação das crianças e o cartão das gestantes.
Os postos de saúde em Fortaleza funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e contam com equipes disponíveis para realizar o atendimento necessário. Além disso, estão sendo realizadas ações itinerantes em todas as regionais de saúde, para alcançar o maior número possível de beneficiários e garantir que eles realizem o procedimento de atualização.
Conforme o último levantamento, até o momento, apenas 59,9% dos beneficiários cumpriram com as condicionalidades de saúde do Programa Bolsa Família. A meta é alcançar 80% de cumprimento, e o prazo foi estendido até o dia 18 de julho. É fundamental que os beneficiários realizem essas atualizações semestralmente, pois o não cumprimento das condicionalidades pode resultar na suspensão do benefício.
Leia também | 42% dos beneficiários do cartão ‘Ceará sem Fome’ ainda não sacaram o valor disponível
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.