Conforme a empresa, o Bard busca combinar o conhecimento global com o poder, inteligência e criatividade dos modelos de linguagem do Google
Google lança chatbot Bard para competir com o ChatGPT
O Google lançou, nesta quinta-feira (13), o chatbot Bard, uma ferramenta de inteligência artificial que chega ao Brasil para competir com o ChatGPT e também está disponível na Europa. Segundo a empresa, a tecnologia é uma experiência separada e complementar à pesquisa tradicional no Google.
“A partir de hoje, você pode usar o Bard em mais de 40 idiomas, incluindo árabe, chinês, alemão, hindi e espanhol”, disse Jack Krawczyk, diretor sênior de produtos do Google.
Conforme a empresa, o Bard busca combinar o conhecimento global com o poder, inteligência e criatividade dos modelos de linguagem do Google. Ele utiliza informações da internet para fornecer respostas novas e de alta qualidade.
O chatbot pode ser utilizado para diversos propósitos, desde explicar conceitos científicos para crianças até fornecer informações sobre esportes, como os melhores atacantes de futebol no momento.
Os usuários têm a flexibilidade de personalizar o tom e o estilo das respostas do Bard, tornando-as simples, longas, curtas, profissionais ou casuais. Além disso, é possível fixar ou renomear conversas, exportar código para outros lugares e usar imagens em prompts.
O lançamento do Bard pelo Google ocorre após o sucesso viral do ChatGPT, colocando as duas empresas em uma disputa pela liderança no campo da inteligência artificial.
Funcionamento do Bard
O Bard é uma interface de chat que utiliza a inteligência artificial do modelo de linguagem Palm 2, desenvolvido pela equipe do Google. Segundo Gustavo Bodra, sócio da StartSe, o Bard funciona de maneira semelhante ao ChatGPT, onde o usuário pode fazer perguntas e receber respostas da ferramenta.
Embora ainda não possua capacidade de plugins, o Bard permite que os usuários enviem imagens e solicitem ações relacionadas a elas, como explicar o conteúdo da imagem.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Diferentemente do ChatGPT, o Bard está conectado em tempo real à internet, o que significa que ele tem acesso aos dados mais recentes disponíveis na rede. Isso o torna capaz de fornecer informações atualizadas instantaneamente.
“Bard já está conectado à internet e tem acesso a todos os conteúdos indexados no Google”, explicou Bodra em entrevista à CNN.
A ferramenta também possui integração nativa com outras ferramentas do Google, como o Maps, Gmail e Google Docs, permitindo que os resultados sejam exportados para essas plataformas.
Essa atualização em tempo real é uma vantagem competitiva em relação ao ChatGPT, cujos dados foram atualizados até meados de 2021, a menos que seja acessado por meio do Bing, o serviço de busca da Microsoft, que agora possui acesso a dados mais recentes.
Leia também | Saiba como aproveitar o ChatGPT nas redes sociais do seu negócio
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.