Ícone do site Portal GCMAIS

Árvore tomba e interdita trecho da Avenida Pontes Vieira, em Fortaleza

Árvore tomba e interdita trecho da Avenida Pontes Vieira, em Fortaleza

Foto: Reprodução

Uma árvore caiu no fim da manhã desta segunda-feira (17) e bloqueou um trecho da Avenida Pontes Vieira, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. A árvore, que estava localizada no canteiro central, tombou para um dos lados da via, impedindo a passagem de veículos, exceto motocicletas que conseguiram passar por baixo do tronco.

A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) informou que, devido à queda da árvore, o cruzamento das avenidas Pontes Vieira e Senador Virgílio Távora foi bloqueado. As duas faixas da via no sentido da Avenida 13 de Maio estão interditadas. Agentes de trânsito estiveram no local para orientar os condutores durante a ocorrência.

“No trecho, as duas faixas da via no sentido da Av. 13 de Maio estão bloqueadas. Agentes de trânsito permanecem no local para orientar os condutores”, disse a AMC.

Saiba como solicitar serviço de poda ou corte de árvores em Fortaleza

O número de quedas e tombamentos de árvores aumenta no período da quadra chuvosa. Para evitar transtornos, a gestão pública realiza serviços periódicos. Entretanto, a população de Fortaleza também pode solicitar o serviço de poda ou corte, de forma gratuita, através da Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (Urbfor).

Em relação a árvores caídas em logradouros públicos, a população pode solicitar o recolhimento por meio do número de WhatsApp (85) 98682-2269. O contato é exclusivo para o recebimento de demandas de árvores caídas e, por meio dele, o solicitante pode enviar fotos e vídeos, junto ao endereço da ocorrência. No caso de árvores caídas no período noturno, nos finais de semana e feriados, a demanda deve ser feita junto ao Corpo de Bombeiros, por meio da Central 193.

Publicidade

O serviço de poda é feito conforme a necessidade da planta, seja para correção, manutenção, limpeza, tratamento de parasitas ou para desobstrução de iluminação, semáforos e sinalização vertical de trânsito. Esses serviços são orientados por uma equipe técnica qualificada, composta por engenheiros agrônomos, que vai até o local público para avaliar as condições da planta. A Autarquia alerta para o risco de podas irregulares, pois podem tirar o balanceamento da árvore e oferecer risco de queda. O serviço pode ser solicitado pela população por meio da Central 156.

A Urbfor informou que mantém um cronograma de podas de árvores em toda a cidade para prevenir os riscos de tombamento e quebra de galhos, que são mais frequentes durante o período de chuvas. Entre os meses de janeiro e abril deste ano, por exemplo, a UrbFor realizou 5.917 serviços de podas e 316 recolhimentos de árvores.

A UrbFor esclareceu que não realiza podas de árvores dentro do terreno de imóveis privados. Para executar esse tipo de serviço, o cidadão precisa de autorização obtida nas Secretarias Executivas Regionais. Para isso, é necessário apresentar o laudo de um engenheiro-agrônomo contratado ou pedir à Regional. Nesse último caso, o laudo é elaborado pela UrbFor, a pedido da Regional, e, após isso, a Regional autoriza o serviço e o solicitante fica responsável por contratar a execução da poda. Vale destacar que, no caso de árvores em áreas públicas, os serviços de poda ou supressões só podem ser executados pela UrbFor.

Leia mais| Ceará adere estratégia do Unicef para ampliar cobertura de vacinação no estado

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile