Resgate

Garrote com cerca de 300 kg é resgatado de cacimba em Aquiraz

Cacimba tinha cerca de oito metros de profundidade

Compartilhe:
17 de julho de 2023
Paulo Martins

Uma equipe do Corpo de Bombeiros realizou, na manhã desse domingo (16), o resgate de um garrote que havia caído e ficou preso em uma cacimba de uma propriedade. O animal pesava cerca de 300 quilos.

Garrote com cerca de 300 kg é resgatado de cacimba em Aquiraz
Foto: Corpo de Bombeiros

Segundo os bombeiros, após serem acionados via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), os agentes se deslocaram para a propriedade. Eles foram informados que após o garrote romper um cerca, quebrou a tampa da cacimba ao caminhar sobre ela vindo a cair na estrutura que tem oito metros de profundidade.

“Ao chegarmos no local, o garrote se encontrava apenas com a cabeça acima da linha d’água. A princípio, a equipe montou um sistema multiplicador de força, com cabos e roldanas apropriados para esse tipo de resgate. Devido a não cooperação do animal, somente na terceira tentativa conseguimos retirá-lo do local somando esforços com populares”, explicou o comandante do socorro do CBMCE, tenente José Dantas de Lima.

Sobre o animal

O garrote também conhecido como novilho é um bovino filhote, mas categorizado em diferentes faixas etárias. O animal recém-nascido é denominado de bezerro até completar um ano. No período de um até três anos é denominado garrote ou novilho.

Dicas de prevenção

O Corpo de Bombeiros orienta que cacimbas ou cisternas estejam sempre sinalizadas, cercadas e vedadas. É importante que poços ou cacimbas tenham manutenção em sua estrutura. Dessa forma, garante a segurança das pessoas e dos animais que transitam próximo ao local.

Foram resgatados 6.024 animais pelo CBMCE no primeiro semestre de 2023. Os resgates ocorreram entre 1º de janeiro até 30 de junho deste ano, em todo o Ceará. Ou seja, os resgates dos seis primeiros meses do ano representam um aumento de 12%, quando se compara com o mesmo período de 2022, com 5.399 animais resgatados.

Em seis meses, o resultado já é superior aos anos de 2019, com 3.926 resgates; e 2020 com 5.217; e já está perto de superar 2021 com 6.252. Já em 2022, foram resgatados 8.783. As espécies mais resgatadas pelos bombeiros militares são: cobras jiboias, felinos, cães, iguanas e cassacos.

Leia mais| Elmano encaminha à Assembleia projeto de lei que cria Secretaria da Proteção Animal

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.