CEARÁ

Homem é espancado após fazer saudação nazista em show do Sepultura em Fortaleza

Em nota, a Polícia Civil do Estado do Ceará informou que apura as circunstâncias da agressão durante o show

Compartilhe:
18 de julho de 2023
Portal GCMAIS

Um homem foi espancado por fãs em um show da banda Sepultura, no dia 8 de julho, em Fortaleza. Ele foi agredido após ter feito uma saudação nazista em direção ao palco e ter proferido palavras racistas contra o vocalista do grupo, Derrick Green. Apesar do caso ter acontecido há 10 dias, o ataque ganhou repercussão na noite dessa segunda-feira (17), quando perfis passaram a compartilhar as imagens.

Homem é espancado após fazer saudação nazista em show do Sepultura em Fortaleza
Foto: Reprodução

O vídeo mostra um grupo de homens que dá socos e pontapés contra o suspeito. Ele cai no chão, enquanto continua sendo atacado. Outras pessoas presentes no evento tentam retirar o homem que está sendo agredido do local.

Um dos perfis que divulgou as imagens da agressão relata o caso como uma cena revoltante. “Um imbecil desrespeitando tudo o que é correto e humano em um show do Sepultura em Fortaleza. Enquanto a banda fazia sua performance, esse imbecil decidiu fazer uma saudação nazista e proferir palavras racistas contra o vocalista Derrick, simplesmente por sua cor de pele.⁠ Porém, o que esse idiota não esperava era a resposta corajosa e unânime dos fãs de metal. Testemunhe a justiça sendo feita, com o maluco sendo surrado. Unidos contra o ódio, estamos aqui para mostrar que a intolerância não tem espaço em nossa sociedade.”⁠, publicou o perfil Cinco Miligramas de Misantropia.

Polícia Civil apura agressão a homem que fez saudação nazista em show do Sepultura em Fortaleza

Por nota, a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) informou que apura as circunstâncias de uma ocorrência de lesão corporal, que teria ocorrido no bairro Centro, em Fortaleza.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“A PC-CE apura ainda as informações que dão conta que a vítima das agressões teria cometido crime de racismo e apologia ao nazismo. A Polícia Civil orienta às pessoas que foram lesadas a registrarem um Boletim de Ocorrência (BO) em qualquer unidade da Polícia Civil, para repassar mais detalhes sobre o caso.”

Embora seja originado em Belo Horizonte, o Sepultura faz sucesso no mundo todo como a maior referência de Death e Trash Metal. Derrick Green assumiu o vocal da banda há 10 anos, substituindo o renomado Max Cavalera. Green é natural de Cleveland, nos Estados, um homem negro que foi alvo de suposto ataques racistas no evento.

Fazer apologia ao nazismo é crime no Brasil

O nazismo foi uma ideologia responsável por atrocidades e violações dos direitos humanos durante a Segunda Guerra Mundial, incluindo o genocídio de milhões de pessoas, incluindo judeus, ciganos, homossexuais, pessoas com deficiência e outros grupos minoritários.

É importante lembrar que a apologia ao nazismo é ilegal em muitos países, incluindo o Brasil, onde a Lei nº 7.716/1989 proíbe a prática de discriminação e preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. É fundamental respeitar a dignidade e os direitos de todas as pessoas, independentemente de sua origem étnica, religião ou orientação política.

Em junho deste ano, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão com o objetivo de reprimir o crime de apologia ao nazismo. Os policiais federais deram cumprimento ao mandado expedido pela Justiça Federal de São José dos Campos/SP, em residência localizada no município.

De acordo com as investigações, o suspeito, de 67 anos de idade, vinha difundindo pela internet mensagens que traziam propaganda do nazismo, a exemplo de textos em que o investigado afirma que nos anos em que Hitler esteve à frente da Alemanha teria havido queda dos índices de crime, melhoria da saúde, diminuição do desemprego, afirmando, ainda, que o mundo “seria um lugar muito menos caótico se o resultado da Segunda Guerra Mundial fosse justamente o oposto do que foi”.

Durante as diligências, foram localizadas na casa do suspeito, que reconheceu ser adepto do nazismo, imagens que reportam ao período do regime nazista, com as inscrições” Meine Ehre heißt Treue”, lema da Schutzstaffel, Organização paramilitar da Alemanha Nazista sob comando de Adolf Hitler.

O homem responderá criminalmente pelo delito previsto no artigo 20, §2º, da Lei nº 7.716/89. Caso seja condenado, ele pode receber pena de até cinco anos de prisão.

Vídeo da agressão no show do Sepultura em Fortaleza

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por GCMAIS (@gcmais)

Leia mais | Presidente Lula encontra lideranças progressistas latino-americanas e europeias

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.