Municípios da região do Cariri começaram a receber obras para implementação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário. O objetivo é universalizar os serviços até 2033. As obras são realizadas pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) em parceira com a empresa Ambiental Ceará.
Até o último dia 4 de julho, a Ambiental Ceará, empresa responsável pela operação, realizou projetos nos municípios de Juazeiro do Norte e Barbalha e segue em planejamento para o início das obras em outros quatro municípios da região.
O Superintendente de Gestão de Parcerias, Carlos Rossas, disse que até o final do ano o cronograma de universalização deverá ser entregue. A partir do Novo Marco Legal do Saneamento, a Cagece vai além do que a lei exige, – 90% até 2033 – estabelecendo meta de 95% da universalização até 2040.
Primeiras ações de esgotamento sanitário nos municípios do Cariri
Em Juazeiro do Norte foi construída estrutura para interligar o Condomínio JK – Empreendimentos, neste, a obra tem previsão de conclusão para esta semana Mais de 700 pessoas deverão ser atendidas com esta obra. Após a finalização desta obra, será realizado o remanejamento e otimização da tubulação de esgoto da Av. José Bezerra.
Já no município de Barbalha, foram construídos aproximadamente 770 metros de rede coletora de esgoto, que vai atender cerca de 5 mil pessoas no bairro Malvinas. A obra teve início na Rua 22 e atualmente está na Rua 18.
Santana do Cariri, Farias Brito e Nova Olinda estão em fase de finalização de projeto executivo para dar início às obras. Em Missão Velha, o início das obras de esgotamento iniciam a partir do dia 19 de julho.
Leia mais| Câmara dos Deputados aprova MP da Reestruturação dos Ministérios(Abre numa nova aba do navegador)