O governador Elmano de Freitas (PT) participou, nesta sexta-feira (21) da 13ª plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo, em Fortaleza. O encontro que conta com a participação da população com suas demandas debateu entre, outras coisas, as políticas para comunidades, segurança pública e inclusão da juventude. A última plenária será realizada na cidade do Crato.
“Na 13° plenária do Plano Plurianual (PPA) Participativo, recebi propostas dos moradores de Fortaleza e região metropolitana. Momento de diálogo com quem mais entende dos desafios enfrentados diariamente nas comunidades: a população. As sugestões apresentadas já estão na plataforma do Ceará Participativo. Agora, é só votar, para definirmos juntos as prioridades do Orçamento do Estado”, disse o governador em uma publicação nas redes sociais.
A vice-governadora Jade Romero, concordou com o governador sobre a importância da população poder influenciar sobre a destinação dos recursos do estado e se mostrou feliz com a participação de Fortaleza. Apenas de pré-inscrições foram cerca de 700.
“Estou muito feliz de conseguirmos fazer esse processo político, democrático e participativo por todo o Estado. Estou muito satisfeita de ver a determinação do nosso Governo e do governador de fazer essa ação dar certo, com presença nas regiões administrativas e presença massiva dos nossos secretários de Estado. Porque quem ouve mais erra menos”, enfatizou.
A dona de casa Aíla Marques, moradora da periferia de Fortaleza, integrante do movimento de mulheres, também esteve presente no evento para fazer a sua demanda.
“São muitas demandas, para mim, que vivo na luta, é sempre difícil escolher entre tantas, mas hoje vim falar de inclusão. Quando falamos de assistência social, muitos entendem como se fosse ‘dar’ alguma coisa. Mas hoje, eu acho que precisamos mesmo é da inclusão. Precisamos dessa assistência social da inclusão, principalmente dos jovens em situação de vulnerabilidade social. Precisamos dessa assistência ser pensada com projetos”, ressaltou.
Pautas que fizeram parte da plenária em Fortaleza
- Segurança pública;
- incremento de ações voltadas a juventude e cultura;
- políticas de ressocialização de jovens que saíram do sistema socioeducativo;
- revitalização de espaços ociosos afim de torna-los locais de atividades voltadas à juventude.
População também pode contribuir por meio de uma plataforma digital
Dois dias após a realização do encontro presencial, todos os cidadãos da região da Grande Fortaleza poderão contribuir para a construção do PPA acessando a plataforma, onde será possível priorizar as diretrizes definidas nos eventos, bem como fazer novas propostas ao Governo do Ceará.
Ao entrar no site, o cidadão poderá priorizar até seis temas que considera mais importantes para sua região, escolher uma diretriz prioritária dentro de cada tema e sugerir até três novas propostas.
Leia mais| Elmano encaminha à Assembleia projeto de lei que cria Secretaria da Proteção Animal
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<