Ideia seria acabar com o acesso ilimitado a aplicativos pré-determinados no contrato
Vivo, Tim e Claro estudam fim do WhatsApp ilimitado; entenda
Operadoras de telefonia estudam o fim do uso ilimitado do aplicativo de conversas Whatsapp. Executivos da Vivo, Tim e Claro discutem essa possibilidade devido aos custos do 5G. A ideia seria acabar com o acesso ilimitado a aplicativos pré-determinados no contrato.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Hoje, as três operadoras oferecem acesso ilimitado ao WhatsApp, por exemplo. Esse benefício foi responsável pela expansão de planos no país, já que a maioria das pessoas acessa a internet apenas pelo celular, de acordo com uma pesquisa do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR.
Fim do WhatsApp ilimitado
O levantamento mostra também que a principal utilidade do aparelho no Brasil é para a troca de mensagens. Geralmente as operadoras vendem um pacote de dados mas com um limite de consumo. Alguns aplicativos ficam isentos dessa contagem. No entanto, as operadoras arcam com os custos do fornecimento de dados para atrair clientes ou então cobram esse valor dos fornecedores de aplicativo.
O que dizem as empresas
A Claro afirmou que não comenta sobre esse tema. A operadora oferece planos com acesso ilimitado ao WhatsApp, Waze, Instagram, TikTok e Facebook. Já a Tim garante acesso livre ao WhatsApp e ao Deezer em seus planos pré e pós-pagos, que também incluem acesso ilimitado ao Instagram, Facebook e Twitter. A empresa preferiu não comentar a intenção de encerrar a oferta de WhatsApp ilimitado.
Já a Vivo tem reduzido a oferta de aplicativos com uso ilimitado no mercado, pois entende que é necessário remunerar o investimento feito na infraestrutura de rede.
Leia também | Whatsapp enfrenta instabilidade nesta quarta-feira (19) e usuários relatam dificuldades
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.