Somente neste sábado (22), o mutirão de Perícia Médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), realizado em Fortaleza, concluiu 271 pedidos pendentes do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) ante uma previsão de 250 vagas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para atender à demanda, a Agência Fortaleza Centro-oeste teve a estrutura adaptada para receber mais salas para avaliação médico-pericial. Até o estacionamento foi transformado em sala de espera para acomodar os convocados. Os atendimentos continuam neste domingo (23). A ação é um trabalho integrado entre Ministério da Previdência, Departamento de Perícia Médica Federal e INSS.
Ao todo, o mutirão conta com treze peritos médicos, da capital e de outros estados, atendendo na unidade do bairro Farias Brito, a partir de 7h. O objetivo foi diminuir o tempo de espera pelo serviço de perícia médica, avaliação necessária para a conclusão do benefício por incapacidade de segurados da Previdência Social que se afastaram temporariamente do trabalho.
Leia também | INSS inicia concessão automática de pensão por morte para agilizar processos
O mutirão conta também com técnicos do seguro social lotados em outras unidades da capital, ofertando também o serviço de acerto pós-perícia, para agilizar o acerto de dados cadastrais dos segurados que haviam concluído a avaliação de perícia médica. Assim, caso concedido o benefício, o pagamento já segue para o processamento, sem necessidade de voltar ao requerimento pelos canais remotos.
Balanço
Ao final do primeiro dia de mutirão, o balanço foi de 271 perícias médicas realizadas, além de acertos de dados cadastrais e eventuais agendamentos de benefícios e informações. O mutirão segue neste domingo (23), com mais 250 vagas para adiantar o atendimento de requerentes agendados para unidades do município de Fortaleza.
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<