No último domingo (23), Lula passou por uma infiltração no Hospital Sírio-Libanês, na região da perna e do quadril, na tentativa de aliviar as dores
Presidente Lula deve passar por cirurgia no quadril em outubro
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que passará por uma cirurgia no quadril no próximo mês de outubro. A decisão vem após Lula apresentar queixas frequentes de dores devido a uma condição de artrose na cabeça do fêmur, que ocasiona o desgaste da cartilagem nas articulações.
Em declarações feitas durante o programa semanal “Conversa com o Presidente”, transmitido pelo Canal Gov, Lula ressaltou sua necessidade de realizar o procedimento para se livrar das dores que o têm afetado em suas atividades diárias. Ele mencionou que as dores o tornaram mal-humorado em algumas ocasiões e, por isso, optou pela cirurgia.
“Às vezes, fica visível no meu rosto que eu estou irritado, que eu estou nervoso. E aí você vai ficando uma pessoa incômoda, você vai ficando uma pessoa chata, você vai ficando uma pessoa que ninguém quer falar ‘bom dia’ para você, mas com medo de tomar um esporro. Então eu tô chegando à conclusão que eu tenho que operar”, explicou Lula.
No último domingo (23), Lula passou por uma infiltração no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, na região da perna e do quadril, na tentativa de aliviar as dores. Contudo, nesta segunda-feira, as dores voltaram, e o presidente informou que realizará outra infiltração. Ele também revelou que está se preparando para a cirurgia, seguindo um regime alimentar e praticando atividades físicas.
O procedimento cirúrgico, de acordo com Lula, terá duração razoavelmente rápida, cerca de duas horas e meia, e a recuperação dependerá da disciplina do presidente em seguir as orientações da fisioterapia. Durante o período de recuperação, o vice-presidente Geraldo Alckmin assumirá temporariamente o comando da Presidência.
Lula vai ajustar agenda internacional para realizar cirurgia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a data de sua cirurgia no quadril será cuidadosamente encaixada em sua agenda de compromissos internacionais já programados. Lula tem importantes viagens e reuniões marcadas, nas quais precisa estar presente.
Seu primeiro compromisso é a participação na Cúpula da Amazônia, que ocorrerá nos dias 8 e 9 de agosto em Belém, no Pará. O encontro reunirá os presidentes dos oito países que compõem a região amazônica. A meta é construir uma posição conjunta que será levada à Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP28, nos Emirados Árabes, programada para acontecer entre 30 de novembro e 12 de dezembro.
Lula destacou que o Brasil, juntamente com os países da América do Sul que integram a Amazônia, além dos dois Congos (República do Congo e República Democrática do Congo) e a Indonésia, são nações que possuem extensas reservas florestais. A cúpula pretende apresentar ao mundo as ações propostas para a preservação da floresta amazônica e, ao mesmo tempo, ressaltar o que a comunidade internacional deve fazer para contribuir com esse esforço. O presidente lembrou que em 2009 foram prometidos US$ 100 bilhões para tal finalidade, mas esses recursos ainda não foram disponibilizados.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Outros eventos importantes em sua agenda incluem a Cúpula do Brics, que será realizada entre 22 e 24 de agosto na África do Sul, reunindo os países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Em seguida, nos dias 9 e 10 de setembro, Lula estará na Índia para a Cúpula do G20, que reúne as principais economias do mundo. O Brasil assumirá a presidência temporária do grupo para o ano de 2024.
No dia 19 de setembro, Lula abrirá a sessão de debates da Assembleia Geral das Nações Unidas, que ocorrerá em Nova York. Nessa ocasião, ele também lançará um programa voltado para a geração de empregos entre os países participantes. A programação desses eventos internacionais será considerada para definir a data mais adequada para a realização da cirurgia do presidente.
Leia também | Lula propõe fechar clubes de tiro particulares e critica política anterior de armamento
*Com informações da Agência Brasil.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.