O Procon Fortaleza está oferecendo orientações aos consumidores interessados em participar do programa “Renegocia”, que visa auxiliar pessoas com contas atrasadas, independentemente de sua renda, a negociar suas dívidas. A ação está disponível até o dia 11 de agosto e tem como objetivo ajudar os cidadãos em dificuldades financeiras antes que suas dívidas se tornem um problema maior.
Coordenado pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, o mutirão nacional de renegociação de dívidas tem como plataforma o consumidor.gov.br, onde os consumidores podem formalizar o pedido de renegociação. Nessa plataforma, eles podem relatar o problema no campo “Descrição da Reclamação” e seguir os passos indicados. A empresa ou credor responderá ao consumidor, e ele terá a oportunidade de interagir, anexar documentos, tirar dúvidas e complementar a reclamação, se necessário.
Durante o processo de negociação, é essencial que o consumidor avalie sua capacidade de pagamento sem comprometer a renda familiar e evite contrair novos empréstimos ou cartões de crédito.
O “Renegocia” é uma ação complementar ao Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, conhecido como “Desenrola Brasil”, lançado pelo governo federal em um esforço para proporcionar alívio financeiro a cidadãos endividados.
O “Desenrola Brasil” define duas faixas de adesão ao programa, considerando a renda mensal dos devedores e limites de dívidas que podem ser negociadas. Por outro lado, o “Renegocia” não impõe um valor limite para as dívidas e não restringe a renda dos consumidores, abrangendo não apenas dívidas bancárias, mas também débitos com lojas e serviços, como água e luz. No entanto, não estão incluídas no programa as dívidas referentes a pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Além de promover a mediação entre credores e devedores, a Senacon também promove educação financeira e conscientização sobre o consumo de crédito responsável, incentivando os consumidores a adotarem práticas que evitem o superendividamento, como o planejamento financeiro e o consumo consciente.
A Senacon já dispõe de um canal dedicado a fornecer informações e orientações sobre o superendividamento no Brasil, buscando auxiliar os cidadãos a superarem essa situação e evitarem problemas financeiros futuros.
Procon Fortaleza orienta consumidores sobre programa “Renegocia”
Leia também | Mutirão permite que brasileiros com dívidas atrasadas negociem com Procons
>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<