Homem sofreu escoriações e foi encaminhado a uma unidade hospitalar para avaliação médica
Câmera de segurança registra momento em que árvore cai e atinge motociclista em Fortaleza
Uma câmera de segurança flagrou o exato instante em que um motociclista foi atingido por uma árvore que caiu durante uma forte ventania no bairro São João do Tauape, em Fortaleza. O caso aconteceu nesta quarta-feira (26). O homem sofreu escoriações e foi encaminhado a uma unidade hospitalar para avaliação médica. Apesar do susto, ele não teve ferimentos graves.
O incidente ocorreu por volta das 9h30 da manhã, quando uma árvore na calçada esquerda da rua Osvaldo Cruz começou a balançar violentamente com os ventos. Em questão de segundos, o tronco se moveu para frente e para trás diversas vezes até que veio abaixo e acertou o motociclista que passava pela pista.
Esse não é o primeiro incidente envolvendo quedas de árvores na cidade recentemente. Na semana passada, uma árvore também desabou sobre um carro no bairro Sapiranga, e no mesmo dia, outra árvore caiu no bairro Henrique Jorge e bloqueou uma via.
Árvore cai e atinge motociclista em Fortaleza
Ver essa foto no Instagram
Serviços de poda
A Autarquia de Urbanismo de Fortaleza ressalta que realiza podas preventivas ao longo do ano por demanda, mas também destaca que a população pode solicitar o serviço de poda ou corte gratuitamente. Em casos de árvores caídas em logradouros públicos, a população pode solicitar o recolhimento através do número de WhatsApp (85) 98682-2269 ou entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pela Central 193 durante o período noturno, finais de semana e feriados.
O serviço de poda é realizado conforme a necessidade da planta, levando em consideração correções, manutenção, tratamento de parasitas e desobstrução de iluminação e sinalização de trânsito. A Autarquia alerta sobre os riscos de podas irregulares, que podem desequilibrar a árvore e resultar em quedas. Os pedidos de serviço podem ser feitos pela população através da Central 156.
A Urbfor (Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza) mantém um cronograma de podas em toda a cidade, especialmente para prevenir riscos de tombamento e quebra de galhos, mais comuns durante o período de chuvas. Desde janeiro até abril deste ano, foram realizados 5.917 serviços de podas e 316 recolhimentos de árvores.
Além disso, ações relacionadas à arborização da cidade são realizadas semanalmente durante os mutirões de serviços da Prefeitura de Fortaleza. Em 15 edições já realizadas, vias estratégicas receberam serviços de supressões e podas, além de plantio de mudas e distribuição de espécies de plantas ornamentais e medicinais para a população. Todas essas intervenções são previamente mapeadas por técnicos da Autarquia para garantir a segurança e a preservação do meio ambiente urbano.
Leia também | Queda de árvore deixa trânsito congestionado na avenida Engenheiro Santana Júnior, em Fortaleza
A UrbFor esclareceu que não realiza podas de árvores dentro do terreno de imóveis privados. Para executar esse tipo de serviço, o cidadão precisa de autorização obtida nas Secretarias Executivas Regionais. Para isso, é necessário apresentar o laudo de um engenheiro-agrônomo contratado ou pedir à Regional. Nesse último caso, o laudo é elaborado pela UrbFor, a pedido da Regional, e, após isso, a Regional autoriza o serviço e o solicitante fica responsável por contratar a execução da poda. Vale destacar que, no caso de árvores em áreas públicas, os serviços de poda ou supressões só podem ser executados pela UrbFor.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.