Ícone do site Portal GCMAIS

Elmano contesta fala de Sarto sobre Prefeitura fazer obra na Ponte dos Ingleses

Em convenção, Sarto promete entregar obra da Ponte dos Ingleses em agosto

Foto: Divulgação/Seinf

O governador Elmano de Freitas contestou a fala do prefeito José Sarto sobre as obras na Ponte dos Ingleses, equipamento turístico instalado na Praia de Iracema, em Fortaleza, também conhecido como Ponte Metálica.

“Nós fizemos um laudo da estrutura da ponte, aquilo que a prefeitura ficou responsável de realizar que era a garantia da infraestrutura para que ela suportasse a obra em cima e o laudo que temos é que ela não suporta. Eu não vou colocar um peso sobre uma ponte que embaixo não foi feito o necessário para garantir a obra”, afirmou Elmano.

Em visita às obras de requalificação da Praia de Iracema na manhã desta quarta-feira (26), Sarto afirmou que a gestão municipal assumiria a reforma do equipamento após um ano e meio de espera pela execução do projeto por parte do Governo do Estado. De acordo com o prefeito, o Governo teria alegado a indisponibilidade orçamentária para a realização das obras.

“Eu não poderia deixar, jamais, que um ícone, um marco, que o registro da cidade de Fortaleza, que marcou e marca gerações que por aqui passam e passarão, a Ponte dos Ingleses, ficasse abandonada dentro desse projeto da nova Praia de Iracema. Vamos fazer a Ponte dos Ingleses na altura, na qualidade, na estética que a nova Praia de Iracema exige. […] Não posso deixar que a Ponte dos Ingleses vire mais um Acquário”, afirmou Sarto durante a manhã.

Ao rebater Sarto, Elmano argumentou que um laudo técnico realizado inclusive por mergulhadores constatou que os pilares não tinham condições para receber as intervenções necessárias para a realização das obras de requalificação.

“Precisamos elucidar, deixar claro que o laudo foi realizado por engenheiros. Foram feitos mergulhos na parte interna e efetivamente embaixo da água o que nós presenciamos é uma situação que o trabalho não foi realizado, solicitamos à prefeitura um esclarecimento e do ponto de vista da engenharia, do que nós obtivemos de laudo o que a prefeitura realizou não é suficiente para aguentar a obra que está planejada para ali realizar”, completou Elmano.

Superintendência diz que prefeitura não cumpriu acordo

Em nota, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) afirmou que a prefeitura de Fortaleza não cumpriu o acordo realizado anteriormente para a execução das obras na estrutura e que pelo acordo, a PMF faria toda a reparação estrutural da Ponte dos Ingleses, incluindo o projeto de estruturação do piso e o governo do Estado faria a urbanização do equipamento.

Publicidade

“Um estudo de viabilidade foi realizado pelos engenheiros da SOP e do Corpo de Bombeiros. O relatório atestou riscos, inclusive de desabamento do equipamento, caso houvesse o andamento da obra, que já estava devidamente licitada para o Estado”, se manifestou a SOP.

Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza se disse ‘surpresa’ com parecer de vistoria da SOP

A Secretaria de Infraestrutura de Fortaleza (Seinf) se manifestou sobre o parecer da Superintendência de Obras Públicas (SOP) sobre a vistoria e afirmou que encontrou erros técnicos no documento.

” A Seinf recebeu nesta quarta-feira (26/07) com surpresa, um “parecer de vistoria” assinado por engenheiros da SOP, contendo inclusive graves inconsistências e erros técnicos, como a descrição dos materiais utilizados na intervenção, dentre outros. A justificativa do órgão estadual para a não continuidade das obras que se comprometeu a fazer não traz nenhuma prova concreta de falhas técnicas de engenharia”, disse a pasta.

O secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias lembrou que há cerca de um mês, o próprio governo do Estado havia afirmado não dispor de recursos para tocar a obra e garantiu que a prefeitura fez sua parte.

A recuperação da ponte deveria ser feita dentro de um acordo de cooperação técnica entre a prefeitura e governo do Estado em que a prefeitura faz a sua primeira parte, de recuperação estrutural e o governo do Estado deveria ter iniciado há mais de um ano meio a sua parte. Essa nova versão de que não pode começar as obras por conta da impossibilidade técnica difere da versão de um mês atrás pela própria superintendência de obras do governo que afirmou que não tinha recursos para executar a obra”, disse.

Reconstrução da Ponte dos Ingleses

A primeira iniciativa da Prefeitura de Fortaleza, no plano de revitalização da orla da Praia de Iracema, foi realizada em janeiro de 2022 com a conclusão das obras de reforço estrutural, com a concretagem das vigas e pilares da Ponte dos Ingleses. A obra, executada e entregue pelo município no mesmo período, foi possível graças à criação de um Termo de Cooperação Técnica, firmado entre a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e a Superintendência de Obras Públicas (SOP), já que o Estado estava na posse da Ponte dos Ingleses.

Leia também| Sarto anuncia que Prefeitura vai assumir reconstrução da Ponte dos Ingleses

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

 

 

 

 

Sair da versão mobile