Ícone do site Portal GCMAIS

Caixa começa a distribuir lucro do FGTS nesta quinta-feira (27)

Caixa começa a distribuir lucro do FGTS nesta quinta-feira (27)

Foto: Reprodução

A Caixa Econômica Federal começa a distribuir os R$ 12,7 bilhões de lucro líquido do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), nesta quinta-feira (27). Segundo informações do banco, 132 milhões de profissionais, que possuíam conta com saldo em 31 de dezembro de 2022 receberão o crédito, em valor proporcional à soma daquela data. A distribuição terminará na próxima segunda-feira (31). A quantia representa 99% do lucro obtido pelo fundo em 2022, soma no patamar de R$ 12,8 bilhões.

Como consultar o saldo do FGTS

Para verificar o saldo do Fundo de Garantia, o trabalhador deve consultar do extrato do fundo, no aplicativo FGTS, da Caixa Econômica Federal. Até o ano passado, o banco oferecia a opção de consulta no site da instituição, mas todo o atendimento eletrônico relativo ao FGTS foi migrado exclusivamente para o aplicativo, disponível para smartphones e tablets dos sistemas Android e iOS.

Quem não puder fazer a consulta pela internet deve ir a qualquer agência da Caixa pedir o extrato no balcão de atendimento. O banco também envia o extrato do FGTS em papel a cada dois meses, no endereço cadastrado. Quem mudou de residência deve procurar uma agência da Caixa ou ligar para o número 0800-726-0101 e informar o novo endereço.

O dinheiro será depositado até 31 de agosto. O valor de referência corresponde ao saldo de cada conta em 31 de dezembro de 2022. Quem tiver mais de uma conta receberá o crédito em todas elas, respeitando a proporcionalidade do saldo.

Regras para saque do FGTS

Os valores vão cair nas contas de FGTS dos trabalhadores, o que não significa que eles terão acesso ao dinheiro. As regras de saque do FGTS não serão modificadas com a distribuição de lucros.

Publicidade

Continuam valendo, portanto, as regras atuais. É possível sacar o FGTS em situações como:

Leia também | MP das apostas esportivas prevê taxa de 18% e cobrança de Imposto de Renda

>> Acompanhe o GCMAIS no YouTube  <<

Sair da versão mobile