Um dia depois do acidente, a Defesa Civil esteve no local e determinou a evacuação do prédio
Moradores retornam para prédio onde piso cedeu no bairro Montese
Moradores do prédio onde parte do piso cedeu retornaram para o local situado no bairro Montese, em Fortaleza, nesta quinta-feira (27). Um dia depois do acidente, a Defesa Civil esteve no local e determinou a evacuação do prédio que tem cerca de 40 pessoas residentes.
De acordo com análise preliminar do engenheiro José Soares, contratado pelo condomínio, precisa de intervenções na estrutura.
“A gente vai fazer um trabalho de escoramento nos primeiros pilares que ficam próximo ao portão onde houve o colapso da laje e faremos a contenção do solo restante que tem uma distância de dois metros até esses pilares e a próxima etapa fazer a demolição do trecho”, explicou.
Ainda assim, o engenheiro orientou aos moradores do prédio que têm apartamentos próximos ao local onde houve o acidente que não retornem e que as referidas unidades sejam isoladas.
Lei municipal obriga vistoria e manutenção periódica
Uma lei do município de Fortaleza que foi regulamentada em 2015 obriga a realização de vistoria técnica e a manutenção periódica nas edificações da capital cearense sob pena de multa, em caso de descumprimento da medida.
Conforme a secretaria executiva de Meio Ambiente, Juliana Brauner, a regularidade da vistoria depende do tempo de construção do imóvel.
“Prédios até 20 anos, essa vistoria pode ser feita de cinco em cinco anos, entre 21 e 30 anos, ela é feita a cada três anos, entre 31 e 50 anos, ela é realizada de dois em dois anos e acima de 50 anos de construção a vistoria é anual”, explica.
Apesar da obrigatoriedade, a secretária afirmou que a lei não tem sido observada pelos responsáveis pelos imóveis.
“De janeiro a junho deste ano a gente teve menos de 200 certificados de inspeção predial emitidos, então nem todos os imóveis estão com essa documentação emitida”, completou.
O certificado de inspeção predial deve ser solicitado à Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente pelo profissional ou por uma empresa especializada pela inspeção.
“A inspeção predial salva vidas, justamente porque ela é o raio-X da edificação e promove a gestão do condomínio elaborar um plano de manutenção e fazer as devidas execuções para essas correções das desconformidades”, finalizou o engenheiro José Soares.
Leia também| Defesa Civil vistoria prédio residencial após piso de estacionamento afundar
>> Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.