Moradores de pelo menos quatro cidades do Ceará relataram ter sentido um forte tremor de terra na noite desta quarta-feira (26). Os relatos vêm das cidades de Horizonte, Chorozinho, Pacajus e Beberibe.
O Laboratório Sismológico da UFRN informou que registrou tremores de terra na região do município de Chorozinho, no estado do Ceará. O maior tremor aconteceu às 00h47 UTC (21h47, hora local[do dia 26/07]), com magnitude preliminar foi calculada em 2.7 mR.
O LabSis disse ainda que outros 23 tremores de baixa magnitude foram registrados, indicando sismicidade ativa na região. Segundo informações, o tremor de maior magnitude foi sentido pela população e também por moradores do município de Cascavel.
Tremor causou susto aos moradores
De acordo com os depoimentos dos moradores publicados nas redes sociais, o tremor foi ouvido já perto das 22h e causou grande susto fazendo com que algumas pessoas fossem para a rua por medo de ficar dentro das casas.
Neto Freitas, que mora de Pacajus, relatou ter sentido a vibração, mas que foi tudo tão rápido que não teve reação. “Foi às 21:47, eu estava trabalhando em casa. Ouvi um barulho como de um trovão, só que bem distante. Junto ao barulho, senti o leve tremor. Por ter sido muito rápido e leve muita gente na hora nem conseguiu entender o que estava acontecendo”, disse.
O fenômeno teria tido a duração de cerca de cinco segundos, mas o suficiente para causar espanto nos cidadãos das referidas localidades.
Ceará registrou outros tremores em julho
No do 12 de julho, o Laboratório Sismológico da UFRN por meio das suas estações sismográficas registrou um tremor de terra na região do município de Orós, no interior do estado do Ceará.
A atividade sísmica aconteceu às 14h39 UTC (11h39, hora local), a magnitude preliminar foi calculada em 2.1 mR. Segundo informações recebidas via WhatsApp do LabSis/UFRN, uma moradora relatou sentir o tremor enquanto almoçava e confirmou com outros moradores que sentiram também.
Outro evento sísmico divulgado pelo LabSis/UFRN no Ceará foi no município de Senador de Sá, no dia 10 de julho. O tremor foi registrado às 23h37 UTC com magnitude preliminar calculada em 1.5 mR.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O que é um tremor de terra?
A energia acumulada nas camadas subterrâneas da Terra é liberada na forma de ondas sísmicas (ondas mecânicas) que se propagam por essas camadas até chegar à superfície, gerando vibrações que causam os tremores de terra. O Brasil e o nordeste do país contém fissuras nas placas tectônicas, que causam estes terremotos de menores intensidades registrados no Ceará.