Ícone do site Portal GCMAIS

Empresário Maurício Filizola defende a diversificação de produtos em farmácias

Empresário Maurício Filizola defende a diversificação de produtos em farmácias

Foto: Reprodução

O empresário Maurício Filizola foi o entrevistado desta segunda-feira (31) do programa Conexões, da Rádio Jovem Pan News Fortaleza. Dono de uma rede de farmácia com 37 anos de história que possui 21 unidades e cerca de 200 empregos diretos, o empresário falou da importância da diversidade de oferta de serviços disponibilizados pelas farmácias de hoje, para além de medicamentos.

“Hoje para você colocar uma farmácia, uma das tendências é você investir não só em produtos de medicamentos. Hoje, 60% dos produtos de uma farmácia são medicamentos, os outros 40% são de higiene e beleza e os serviços farmacêuticos”, afirma.

Nesse sentido, o empresário explica do que dentro dos serviços farmacêuticos estão aqueles de realização de exames e testagens que antigamente eram feitos apenas em laboratórios de análises clínicas e que a sociedade é quem ganha com essa descentralização de serviços.

“Nesse ambulatório o profissional treinado e habilitado com uma plataforma que sai com um laudo farmacêutico que dá a credibilidade a toda aquela anamnese que foi feita, dando um direcionamento ao paciente”, complementa.

Maurício Filizola não acredita que as farmácias físicas devam desaparecer do mercado em detrimento do sistema de vendas online de medicamentos. Ele defende a presença física dos clientes nos estabelecimentos como forma de buscar informações mais claras sobre as receitas e medicações repassadas pelos médicos.

“A farmácia física, pela legislação do país, jamais vão desaparecer, até porque muitos medicamentos exigem a presença do próprio cliente no estabelecimento. É preciso dar a orientação e nem sempre o médico tem esse tempo e tudo isso tem que ser feito pelo farmacêutico”, explicou.

Concorrência entre farmácias

O empresário comentou também sobre como lidar com a concorrência diante do grande número de farmácias instaladas na cidade. Uma das estratégias usadas pelo empresário é a instalação de franquias dentro de supermercados ou shoppings para atrair outro tipo de clientela que não somente aqueles que frequentam o ambiente farmácia.

Publicidade

“Nós temos pontos que ficam cerca de 50 metros de uma farmácia concorrente e conseguimos vender. Isso faz parte. Há espaço para todos. Em Fortaleza nós pretendemos ampliar para a periferia e buscar parceiros. É um dos focos porque traz a população para um mesmo espaço e isso acaba demonstrando os seus serviços para aquele cliente que busca o supermercado”, diz.

Sobre a trajetória de vida e as conquistas, o empresário acredita que o exemplo de prestação de serviço dado à sociedade é mais importante que os ganhos materiais obtidos até aqui e que é preciso estar em constante evolução.

“Eu já conquistei muitas coisas, mas nem sempre a conquista de um bem não lhe preenche, mas quando você se desenvolve espiritualmente e intelectualmente que você alcança o equilíbrio, isso para mim é o melhor da vida. Estou feliz com minha trajetória, pelo exemplo dado à sociedade e pelos valores que a gente traz dentro da nossa caminhada, um caminho sempre em construção”, finaliza.

Confira a entrevista completa

Leia também | Ônibus de Fortaleza voltam a circular com ar-condicionado

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile