Ícone do site Portal GCMAIS

Fortaleza terá Escola de Saúde Pública para capacitar novos profissionais

Fortaleza terá Escola de Saúde Pública para capacitar novos profissionais

Foto: Reprodução

Fortaleza terá a primeira Escola de Saúde Pública municipal. O projeto de implantação do equipamento de ensino e pesquisa foi apresentado pelo prefeito José Sarto, nesta segunda-feira (31). A expectativa é que as atividades iniciem em outubro. O objetivo do equipamento é capacitar uma nova geração de profissionais e proporcionar avanços para a saúde pública, a medicina e a ciência.

A escola ficará localizado no local do antigo prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Praia de Iracema, que passará por obras para adequação, realizadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). O investimento será de aproximadamente R$ 500 mil nessas intervenções. “A obra, além de requalificar esse prédio, vai ajudar a melhorar ainda mais a revitalização da Praia de Iracema. O prédio precisará passar por alguns ajustes, de acessibilidade, combate a incêndio e divisórias das salas, mas são intervenções simples, e devem ser finalizadas em cerca de três meses”, explicou Samuel Dias, titular da Infraestrutura.

O equipamento contará com modernos laboratórios, salas de aula equipadas, auditórios, biblioteca especializada e espaços de convivência para estudantes e professores.

Está prevista, também, a criação de programas de extensão e eventos científicos, que vão proporcionar uma troca contínua de conhecimento entre a academia, os profissionais de saúde e a comunidade em geral. O corpo docente será composto por profissionais da Prefeitura e parceiros de instituições de ensino a nível nacional e internacional. De acordo com o prefeito José Sarto, a construção do espaço se complementa às diversas ações realizadas pelo município para melhorar a saúde da cidade, capacitando ainda mais os profissionais que atuam na rede.

“Hoje a gente anuncia para Fortaleza a Escola de Saúde Pública que vai capacitar diversos profissionais de saúde, sendo pensada e definida com muita qualidade, modernidade, com tudo que há de inovação que virá para cá, para nos tornarmos, em um curto espaço de tempo, uma referência de educação em saúde para o Brasil”, afirmou.

O secretário da Saúde de Fortalezas, Galeno Taumaturgo, reforçou o impacto da capacitação na saúde de Fortaleza, inclusive no atendimento ao público:

Publicidade

“Fortaleza hoje é um dos maiores parques de saúde do país. Então, já necessitava de uma de uma estrutura científica que pudesse contemplar esses profissionais nas suas atualizações e novos cursos. E isso impacta diretamente o atendimento nas unidades de saúde, no treinamento de agentes, enfermeiros, médicos, no conhecimento que reflete lá na ponta no atendimento da população”.

O superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), Luciano Pamplona, esteve presente na cerimônia e reforçou a importância do equipamento para a saúde do município e do estado: “Acreditamos no potencial que essa escola tem de ser um hub local para captar a demanda que vem dos profissionais de saúde e dos gestores para formar os profissionais do próprio município. Quanto mais próxima essa educação está do serviço de saúde, mais eficiente ela é. Esse é um momento histórico e muito bem visto pela ESP e por todos os profissionais da saúde do Ceará”, afirmou.

Escola de Saúde Pública de Fortaleza

Com viés fundamental na promoção do conhecimento, a Escola de Saúde Pública tem como objetivo principal capacitar e formar uma nova geração de profissionais de saúde com conhecimentos sólidos em políticas públicas, epidemiologia, gestão de serviços de saúde e outras disciplinas fundamentais. Essa iniciativa surge em resposta à crescente necessidade de especialistas que possam enfrentar os desafios complexos e emergentes que afetam a saúde pública atualmente.

De acordo com a Prefeitura, a inauguração da instituição trará avanços significativos para a saúde pública e o progresso médico e científico, elevando, assim, o padrão de cuidados, prevenção e promoção do bem-estar.

Leia também| Ministério da Saúde anuncia ampliação de recursos para Secretarias municipais e estaduais

>> Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile