SAÚDE

Hospital Universitário realiza mutirão de combate ao câncer de cabeça e pescoço nesta segunda-feira (31)

A atividade faz parte da Campanha Julho Verde, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço

Compartilhe:
31 de julho de 2023
Portal GCMAIS

O Hospital Universitário Walter Cantídio, da Universidade Federal do Ceará, realiza, nesta segunda-feira (31), um mutirão de combate ao câncer de cabeça e pescoço com 150 atendimentos no estacionamento da Faculdade de Medicina da UFC, na Praça das Mangueiras, no Rodolfo Teófilo.

Hospital Universitário realiza mutirão de combate ao câncer de cabeça e pescoço nesta segunda-feira (31)
Foto: Reprodução

“Os casos suspeitos serão encaminhados para acompanhamento ambulatorial e cirúrgico, se necessário, no HUWC”, explica Márcio Studart, chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC/Ebserh).

A atividade faz parte da Campanha Julho Verde, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, que foi celebrado no dia 27 de julho. A doença ocupa a terceira posição entre os tumores mais frequentes na população brasileira, de acordo com a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG Brasil).

O que é o câncer de cabeça e pescoço?

Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireoide, seios paranasais, fossas nasais e glândulas salivares. Presença de caroço, feridas que não cicatrizam, dor de garganta persistente, dificuldade para engolir e alterações na voz são alguns dos sinais associados a esses tipos de câncer. O tratamento precoce é fundamental. Para alertar a população para a importância da prevenção, foi criada a campanha Julho Verde, alusiva ao Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, celebrado no dia 27 deste mês. Especialistas da rede Ebserh alertam para os cuidados e tratamentos.

O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil, tanto em homens quanto em mulheres, causando cerca de 10 mil mortes ao ano. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano do triênio 2023-2025, são esperados no Brasil quase 50 mil casos de cânceres nas cavidades oral/laringe/tireoide/pele melanoma. Entre as principais causas que podemos apontar para a incidência destas doenças estão: o tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas, a infecção causada pelo vírus HPV e a falta do uso de protetor.

Atendimento

O Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Hospital Universitário Walter Cantídio oferece quatro ambulatórios. São eles:

– Segunda-feira (13h às 19h): Ambulatório de Câncer de Cabeça e Pescoço (responsável: Dr. Glebert Monteiro Pereira)

– Quinta-feira (13h às 19h): Triagem em Cabeça e Pescoço (responsável: Dr. Francisco Januário Farias Pereira Filho)

– Sexta-feira (7h às 13h): Ambulatório de Cirurgia Craniofacial (responsável: Dr. Márcio Ribeiro Studart da Fonseca)

– Sexta-feira (13h às 19h): Ambulatório de Tireoide e Paratireoide (responsável: Dr. Wellington Alves Filho)

Os pacientes recebidos nesses ambulatórios são aqueles encaminhados das unidades básicas de saúde via sistema de regulação de consultas da Prefeitura de Fortaleza. O HUWC-UFC/Ebserh não dispõe de serviço de emergência.

Leia também| Fortaleza terá Escola de Saúde Pública para capacitar novos profissionais

>> Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.