A licitação para as obras de reforma e restauro do Farol do Mucuripe, no bairro Serviluz, em Fortaleza, está na fase final de análise de propostas. A partir desta terça-feira (1º), devem ter início os trabalhos de campo de estudos arqueológicos no entorno do farol para que enfim os trabalhos possam ter autorização para serem realizados.
Em agosto de 2021, o equipamento foi reconhecido oficialmente como sítio arqueológico pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A medida requer que, antes de qualquer intervenção no local, seja feito um estudo arqueólogo que pode durar até quatro meses.
A 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Planejamento Urbano (134ª PmJFOR) vem cobrando as medidas necessárias ao restauro do Farol do Mucuripe.
Em junho deste ano, a empresa responsável por realizar os estudos arqueológicos no equipamento afirmou que o projeto de estudo já havia sido protocolado junto ao IPHAN, e que estava no aguardo de aprovação, para em seguida proceder à pesquisa de campo.
A Setur, por sua vez, informou que a licitação para a obra de restauro do Farol do Mucuripe ainda não havia ocorrido, mas que, logo após a contratação da empresa vencedora, seriam realizados contatos visando à realização da obra em concomitância com o estudo arqueológico.
“É um bem tombado e a gente var estar fazendo a reforma. A licitação da reforma, já está na PGE. Está na fase final. As empresas já estão em análise das propostas”, informou a secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.
Sítio arqueológico
Em agosto de 2021, o Iphan esteve com uma equipe de arqueólogos no Farol do Mucuripe, onde foram identificadas ruínas do século 19 e do século 18.
Após o reconhecimento oficial, o Farol do Mucuripe foi cadastrado na base de dados de sítios arqueológicos do Iphan Nacional.
Um sítio arqueológico é o local onde se encontram vestígios resultantes de atividades humanas do período pré-colonial ou histórico.
Atualmente, segundo o instituto, o Ceará possui 1.089 sítios arqueológicos. Em Fortaleza, atualmente, são 13:
Cemitério de São Casimiro, conhecido como Praça da Estação, – Estação Ferroviária João Felipe – Igreja do Rosário- Aterrinho, – Praça da Rua 25 de Março (Justiniano de Serpa/Imaculada Conceição)- Praça da Sé- Farol do Mucuripe- Engenho Alagadiço Novo – Vala a Céu Aberto Chico da Silva/Moura Brasil- Sabiaguaba (quatro sítios).
Confira mais detalhes no programa Balanço Geral
Leia também | Etufor confirma ar-condicionado em 100% dos ônibus que possuem o sistema a partir desta terça-feira (1º)
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<