FORTALEZA

Tribunal de Justiça do Ceará sedia a XVII Jornada Lei Maria da Penha em formato híbrido

Evento faz parte das comemorações dos 150 anos de criação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE)

Compartilhe:
1 de agosto de 2023
Portal GCMAIS

A XVII Jornada Lei Maria da Penha, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), será realizada nos dias 7 e 8 de agosto, na Escola Superior da Magistratura do Ceará (ESMEC), em Fortaleza. O evento acontecerá no formato híbrido, com a presença física de juízes e juízas de varas de violência doméstica de todo o Brasil, além da participação virtual por meio do canal do CNJ no YouTube para os interessados em acompanhar como ouvintes. Informações sobre as inscrições estão na página oficial do evento.

Tribunal de Justiça do Ceará sedia a XVII Jornada Lei Maria da Penha em formato híbrido
Foto: Divulgação

A Jornada Lei Maria da Penha faz parte das comemorações dos 150 anos de criação do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e pretende aprimorar a Política Judiciária Nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres. O evento contará com a presença de autoridades importantes, incluindo a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) ministra Rosa Weber, e representantes de diversos segmentos da sociedade, como delegados, policiais civis e militares, promotores, defensores públicos, advogados e membros da sociedade civil.

Durante a abertura, no dia 7 de agosto, às 14h30min, a biofarmacêutica cearense Maria da Penha, cuja história inspirou a lei que leva o seu nome (Lei nº 11.340/2006), estará presente na mesa de abertura ao lado da ministra Rosa Weber, do presidente do TJCE, desembargador Antônio Abelardo Benevides, e do conselheiro do CNJ, Marcio Luiz Freitas.

Ao longo da jornada, serão realizados painéis e oficinas com representantes do Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Militar, Universidade e entidades da sociedade que se comprometem com o enfrentamento da violência contra a mulher. O evento contará com a participação do Professor José Antônio Fernandes de Macêdo, da Universidade Federal do Ceará (UFC), como um dos conferencistas no painel sobre o uso de tecnologia no enfrentamento à violência contra a mulher.

A programação completa da XVII Jornada Lei Maria da Penha pode ser acessada no site do CNJ. A iniciativa anual, que celebra o aniversário da sanção da Lei Federal nº 11.340/2006, resulta em uma carta com propostas de ação para aprimorar a política judiciária nacional de combate à violência contra as mulheres. As edições anteriores foram fundamentais para diversas ações e avanços na área, incluindo a criação de varas especializadas em Estados, cursos de capacitação para juízes e servidores, a formação do Fórum Permanente de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (Fonavid), entre outras iniciativas de enfrentamento e combate à violência de gênero.

Serviço

XVII Jornada Lei Maria da Penha

Data: 7 e 8 de agosto de 2023
Horário: 14h30 às 19h (7/8) e das 9h às 19h (8/8)
Local: Escola Superior da Magistratura do Estado do Ceará (Esmec), em Fortaleza – CE, com transmissão pelo canal do CNJ no Youtube
Inscrição: formularios.cnj.jus.br/xvii-jornada-lei-maria-da-penha/
Prazo de inscrição: 30 de junho a 1.º de agosto

Leia também | Etufor confirma ar-condicionado em 100% dos ônibus que possuem o sistema a partir desta terça-feira (1º)

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.