Ícone do site Portal GCMAIS

Elmano e Sarto definem que obra da Ponte dos Ingleses ficará com a Prefeitura: ‘Pedi que fizesse o Acquario’

Em convenção, Sarto promete entregar obra da Ponte dos Ingleses em agosto

Foto: Divulgação/Seinf

Após a troca de farpas entre o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e o governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), sobre a reforma da Ponte dos Ingleses, a obra será executada pela Prefeitura da capital. A afirmação foi feita pelo prefeito após o primeiro encontro entre os dois gestores este ano, na manhã desta quarta-feira (2), no Palácio da Abolição. Sarto ainda revelou que fez um pedido ao governador.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

“Eu pedi até a ele que, ao invés da Ponte, que eles fizessem o Acquario que ficaria melhor”, declarou.

A divergência mais recente entre Sarto e Elmano foi evidenciada na última semana, quando o prefeito disse que assumiria a integralidade das obras na Ponte dos Ingleses, também conhecida como Ponte Metálica, devido a uma espera de “um ano e meio” pelo Estado.

“Eu não poderia deixar, jamais, que um ícone, um marco, que o registro da cidade de Fortaleza, que marcou e marca gerações que por aqui passam e passarão, a Ponte dos Ingleses, ficasse abandonada dentro desse projeto da nova Praia de Iracema. Vamos fazer a Ponte dos Ingleses na altura, na qualidade, na estética que a nova Praia de Iracema exige. […] Não posso deixar que a Ponte dos Ingleses vire mais um Acquário”, afirmou Sarto no último dia 26 de julho.

Impasse entre Sarto e Elmano sobre Ponte dos Ingleses

No mesmo dia, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, rebateu as declarações afirmando que um laudo da Superintendência de Obras Públicas (SOP) apontou falhas na estrutura dos pilares e que colocar peso sobre a ponte poderia até ocasionar um desabamento.

Publicidade

“Eu fiz apenas um ofício à prefeitura dizendo que tinha uma dúvida sobre o laudo de uma ponte. Eu não estou querendo fazer batalha política em torno disso. Eu estou querendo que os técnicos deem segurança se pode ou não pode colocar um peso sobre uma ponte eu não vou é colocar um peso sobre uma ponte que pode não suportar”, disse.

Elmano negou incapacidade do Estado em tocar as obras do equipamento, mas reiterou que somente fará qualquer intervenção na ponte após ter plena segurança atestada pela prefeitura.

“Os meus engenheiros estão dizendo que não, os dele [do prefeito Sarto] estão dizendo que sim. Então nós temos que ter segurança para avançar na obra e assim que tiver segurança o estado do Ceará está absolutamente pronto para realizar a obra”, assegurou.

Grupo de trabalho

O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), se reuniram nesta quarta-feira (2) no Palácio da Abolição e definiram a criação de um grupo de trabalho entre a Casa Civil do Estado e a Secretaria de Governo (Segov) do Município para elaborar parcerias entre as gestões. O foco será dado, principalmente, às áreas de saúde e segurança pública.

Elmano de Freitas iniciou nesta quarta-feira (2) uma série de reuniões com os prefeitos das cidades da Região Metropolitana de Fortaleza. Ao longo do mês, o gestor quer receber a maioria dos gestores municipais.

Leia também | Sarto e Elmano criam grupo de trabalho para definir parcerias entre Prefeitura e Estado

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile