Ícone do site Portal GCMAIS

Petrobras anuncia programa de bolsas acadêmicas para desenvolvimento tecnológico

Petrobras anuncia programa de bolsas acadêmicas para desenvolvimento tecnológico 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

A Petrobras divulgou, nessa terça-feira (1º), um programa inédito de bolsas acadêmicas, voltado para capacitar toda a cadeia de inovação, desde a formação de mão de obra até o preparo de fornecedores, por meio do empreendedorismo. O objetivo dessa proposta é impulsionar o ecossistema nacional.

Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, destacou que o ponto forte do programa é o investimento integrado em um processo único, que começa com a concessão de bolsas acadêmicas focadas em temas de interesse para o desenvolvimento tecnológico e se estende ao apoio na criação e consolidação de novas empresas de base tecnológica para fornecer soluções inovadoras para a indústria.

O programa será dividido em módulos, mas não será obrigatório ter participado de um deles para ingressar em outro. A seleção será feita por meio de avaliação dos gestores. A capacitação da cadeia de inovação abrangerá desde a concessão de bolsas acadêmicas até a capacitação em gestão de inovação e empreendedorismo; pré-incubação de empresas; pré-aceleração de novas empresas de base tecnológica e capacitação para o desenvolvimento de fornecedores.

A previsão é que, em um período de cinco anos, sejam concedidas 4 mil bolsas de estudo, sejam criadas 400 novas empresas de base tecnológica nacionais e sejam desenvolvidos mais de 100 novos fornecedores para a indústria.

Ciclo Virtuoso

Segundo José Carlos Travassos, diretor de Tecnologia e Engenharia da Petrobras, o programa, que integra a formação de bolsistas, a visão empreendedora e o desenvolvimento de fornecedores, vai “enriquecer o ecossistema de fornecedores nacionais, criando um ciclo virtuoso e inédito nesse setor”.

Publicidade

Maíza Goulart, gerente executiva do Centro de Pesquisa da Petrobras, estima que, quando o programa estiver em pleno funcionamento, serão concedidas anualmente cerca de mil bolsas acadêmicas ativas, abrangendo cerca de 50 temas de interesse da empresa. Espera-se um mínimo de 30 desafios tecnológicos em desenvolvimento por novos empreendedores de base tecnológica, com maturidades diversas, distribuídas entre as fases de pré-incubação, pré-aceleração e capacitação para o desenvolvimento de fornecedores.

O programa visa acelerar tecnologias com alto potencial de aplicação, além de ampliar a capacidade de resposta, inovação, competitividade e robustez do mercado nacional, tanto para empresas quanto para profissionais, na entrega de soluções tecnológicas.

Outras Iniciativas

Esse programa inédito se soma a outras iniciativas voltadas para o desenvolvimento do ecossistema de inovação mantidas pela Petrobras, como o Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e o Petrobras Conexões para Inovação.

O Programa de Formação de Recursos Humanos da ANP financia a concessão de bolsas acadêmicas, revertendo, com quitação antecipada, parte da obrigação de investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação da companhia em benefício educacional à sociedade. Ele promove a formação e capacitação de futuros profissionais da área. O Conexões para Inovação conecta a Petrobras com todo o ecossistema inovador, desde startups, universidades, instituições de ciência e tecnologia até empresas. O programa é dividido em módulos e reúne as diferentes formas de desenvolver, testar ou comercializar tecnologias com a Petrobras.

Leia também | Em seis meses, Núcleo de Produtividade do TJCE aumenta em 50% o número de julgamentos

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Sair da versão mobile