A Polícia Federal (PF) prendeu um homem de 36 anos de idade, identificado como prefeito de uma cidade em Goiás, no Aeroporto de Fortaleza. Além disso, também foi apreendido uma pistola calibre 9mm, acompanhada por 15 munições. O flagrante ocorreu enquanto o suspeito tentava embarcar em um voo particular com destino ao Centro-Oeste do país.
Conforme a PF, o suspeito tentava embarcar no voo particular que o levaria do Ceará para Goiás, portando a arma de fogo de uso restrito e municiada. O prefeito não possuía o porte legalmente autorizado para o transporte da referida arma. Ele alegou ter a convicção de que um porte obtido para outra arma de calibre ponto 380 lhe conferiria o direito de transportar qualquer arma sob sua posse.
O homem foi indiciado por crime de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, infração que pode acarretar pena de reclusão de até 6 anos. Ele está sob custódia das autoridades judiciais aguardando os trâmites legais. As investigações permanecem em curso para identificar possíveis cúmplices envolvidos no crime flagrado durante a operação.
Armas de fogo apreendidas no Ceará em 2022
Em todo o ano de 2022, as Forças de Segurança do Ceará recolheram 6.317 armas de fogo em todo o Estado. Comparando com 2021, quando 6.080 armas foram apreendidas, houve crescimento de 3,90% nas ações do tipo, realizadas pelas Polícias Civil e Militar. Os dados foram extraídos pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp).
Em fevereiro de 2022, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) recolheu 14 armas de fogo, entre elas, uma pistola israelense e uma austríaca. O material foi encontrado em uma pocilga e em outras partes de uma fazenda, na cidade de Itapipoca – Área Integrada de Segurança 17 (AIS 17) do Ceará. Além das armas, cerca de 92 quilos de maconha foram apreendidos e seis pessoas foram capturadas.
Já em abril do mesmo ano, uma ofensiva da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultou na apreensão de um arsenal que estava escondido na casa de um médico alvo de mandado, na cidade do Crato (AIS 19). O material bélico, que não possuía registro, foi encontrado dentro do quarto do suspeito. Foram apreendidos: dois revólveres calibre 38, quatro espingardas – sendo duas calibre 22, uma cal. 38 e uma cal. 44 -, além de 234 munições de calibres variados e um silenciador.
Leia também | Em seis meses, Núcleo de Produtividade do TJCE aumenta em 50% o número de julgamentos
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<