A Universidade Estadual do Ceará (Uece) vai ofertar o curso de bacharelado em Direito no vestibular 2024.1. O projeto pedagógico foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, no último mês de junho. A graduação vai oferecer 40 vagas, das quais 19 são para ampla concorrência e 21 para cotas racial, social e pessoas com deficiência (PcD).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Com previsão para início em 26 de fevereiro de 2024, as aulas serão realizadas no campus Itaperi, no turno da noite, com duração de cinco anos. O curso será ofertado uma vez por ano. Para o reitor da Uece, Hidelbrando Soares, a iniciativa expande e democratiza o acesso à universidade pública.
“Ofertaremos o segundo curso público de Direito de Fortaleza e o quarto do Ceará, ampliando a oferta pública desse curso no estado, com a marca – muito característica da Uece – da inclusão social: assim como em todos os nossos outros cursos, metade das vagas serão destinadas a estudantes com direito a cotas sociais e étnico-raciais.”. Ele salienta, ainda, que “o curso também se alinhará às estratégias de transição econômica do estado do Ceará, gerando novas competências com formação de excelência para áreas prioritárias no desenvolvimento econômico e social cearense. Assim, a Uece não só oferta mais oportunidades de formação aos cearenses, como fortalece sua contribuição para a sociedade em geral”, concluiu Hidelbrando.
Curso de Direito da Uece
A formação permitirá que o profissional tanto em áreas tradicionais, como magistratura, promotoria e defensoria pública, quanto em ramos mais recentes, como o direito ambiental, urbano, digital, dentre outros, trabalhando como advogado, juiz, promotor de justiça, procurador, defensor público, delegado de polícia, assessor ou consultor jurídico, entre outras ocupações que visam à defesa e à efetivação de direitos difusos, coletivos e individuais de pessoas físicas e jurídicas.
A avaliação do novo curso deve contemplar diferentes aspectos, como desempenho discente, atuação docente, atuação da gestão; matriz curricular; infraestrutura, integração com a pós-graduação, interação com as demandas atuais do mercado de trabalho e da sociedade.
Leia também | Ponte Velha terá interdição definitiva e deve se tornar ‘ruína histórica’, afirma Prefeitura