Os ministros da Educação, Camilo Santana, da Defesa, José Mucio Monteiro, e o governador do Ceará, Elmano de Freitas, assinaram nesta sexta-feira (4) um acordo de cooperação técnica para elaboração de estudos preliminares para a criação de um campus avançado do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou de uma faculdade de engenharia vinculada ao ITA em Fortaleza. Essa será a primeira unidade do ITA fora de São José dos Campos, em São Paulo.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“Nossa ideia é aproveitar a Base Aérea de Fortaleza para instalação da unidade do ITA no Ceará, que trará mais oportunidades para jovens brasileiros cursarem uma universidade de ponta”, afirmou o ministro Camilo Santana.
Nos próximos dias, os dois ministérios vão designar representantes institucionais para coordenar a execução do acordo. Serão cinco representantes do Ministério da Defesa, três deles do Comando da Aeronáutica; e cinco representantes do MEC, dois deles do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE). A proposta visa aprofundar estudos e levantamentos técnicos com vistas à definição da estratégia de implantação do campus avançado ou da faculdade de engenharia. A ideia é aproveitar a estrutura da Base Aérea de Fortaleza (CE).
Com a abertura da unidade na capital cearense, o governo busca atrair e acolher estudantes do Nordeste interessados em cursar o ITA. Fundado em 1950 pelo cearense Casimiro Montenegro Filho, militar brasileiro, o ITA tem sido uma escolha popular entre os alunos de Fortaleza. De 2012 a 2022, os estudantes da cidade ocuparam impressionantes 36,7% das vagas oferecidas no vestibular durante esse período, demonstrando o elevado interesse na área da aeronáutica.
ITA em Fortaleza
A notícia da chegada do Instituto em Fortaleza foi anunciada ainda em julho pela presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba.
“Quero parabenizar o Comando da Aeronáutica e o Ministério da Defesa pela decisão de levar esse campus do ITA para Fortaleza e destacar o quão HONRADA eu me sinto de ser cearense. Terra de um povo inteligente, competente e, acima de tudo, batalhador. Gente que vive na escassez, mas que sabe superar e se superar. Que seja muito próspera a construção desse campus e que possa iluminar muito a ciência do nosso Brasil.”, escreveu Fernanda Pacobahyba em publicação no Instagram à época.
A Força Aérea Brasileira (FAB) ainda não divulgou o cronograma para o início das atividades da unidade na capital cearense, tampouco a quantidade de vagas que serão disponibilizadas. Para o vestibular de 2023 do ITA em São José dos Campos, estão previstas 150 vagas.
Leia também | Fortaleza receberá unidade do ITA para atender estudantes do Nordeste
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<