O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 60 aves silvestres em um cativeiro no Conjunto Residencial Ceará, em Fortaleza. Os animais foram encontrados em situação precária em local sem autorização ambiental para funcionamento. O ilícito foi identificado após os infratores anunciarem a venda dos espécimes na internet.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
As espécies resgatadas eram passeriformes naturais da caatinga, sendo em maior número canários-da-terra. As aves foram levadas ao Centro Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto no estado para identificação, marcação, triagem, avaliação, tratamento, recuperação, reabilitação e reintegração à natureza, se possível.
Os infratores foram autuados em flagrante, com multas que totalizaram R$ 30 mil. A operação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal, responsável pelas investigações que levaram ao cativeiro irregular e por dar prosseguimento ao processo criminal.
Ibama resgata aves em cativeiro no Ceará
Outra operação realizada pelo Ibama resgatou 72 animais silvestres em cativeiros e aplicou R$ 64 mil em multas ambientais no Piauí e Ceará. A ação ocorreu entre os dias 27 de julho e 1º de agosto nas cidades de Piripiri, Piracuruca, Batalha, Pedro II, Esperantina, Lagoa de São Francisco e Viçosa do Ceará. Também participaram da operação o ICMBio, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Militar.
Como denunciar crimes ambientais?
O Ibama disponibiliza o número 0800 061 8080 para denúncias.
Leia também | Vídeo do acidente que matou economista em Fortaleza é divulgado; família cobra prisão de motorista
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<