Segundo Cid, a construção do equipamento seria feita com financiamento do banco norte-americano Eximbank
Acquario do Ceará: Cid Gomes diz que entrega foi impedida por ‘antagonistas ao projeto’
A obra do Acquario do Ceará, que recentemente foi alvo de críticas do prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), voltou ao debate nesta segunda-feira (7), desta vez pelo senador e ex-governador do estado, Cid Gomes. Ele afirmou que a construção, iniciada durante o seu primeiro mandato à frente do Palácio da Abolição, foi impedida por “antagonistas ao projeto”.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
“A outra preocupação — isso na época, hoje já é bem menos, mas era, na época — Fortaleza era muito buscada pelo turismo que se dizia sexual. Então, vinham pessoas de fora do Brasil em busca do turismo sexual aqui. Como é que você combate isso? Com uma série de políticas de polícia, conscientização da sociedade, mas o melhor combate é atrair o turismo de família. Como é que você atrai o turismo de família? Com equipamentos. Equipamentos que atraiam crianças, que façam com que as crianças provoquem os pais para vir para cá e, na época, foi pensado o Acquario”, ressaltou o senador.
Cid Gomes afirmou ter a consciência “tranquila” sobre o assunto. Segundo ele, a construção do equipamento seria feita com financiamento do banco norte-americano Eximbank. No entanto, a instituição desistiu do projeto devido à atuação de “antagonistas”.
“Eu não vou adjetivar, mas uma série de antagonistas ao projeto acabaram fazendo com que o Eximbank americano, que essas coisas faziam aqui um processo e mandava uma cópia para lá… Nunca tivemos nenhuma decisão judicial impedindo, mas tinha sempre a notícia de um processo, sempre uma denúncia, sempre alguma coisa, e o Eximbank acabou desistindo de financiar o projeto. Lamento, lamento”, complementou.
Cid Gomes fala sobre Acquario do Ceará
As declarações de Cid foram feitas nesta segunda-feira (7), durante a assinatura da mensagem para criação do Comitê de Governança para o Hidrogênio Verde, no Palácio da Abolição. O senador ressaltou que tentou finalizar o equipamento até 2014, quando terminou seu mandato como governador do Ceará. As obras foram paralisadas em 2015, primeiro ano do governo de Camilo Santana.
“Eu continuo achando que deve ser uma coisa boa, porque o turismo é assim, você atrai as pessoas por equipamentos. Eu acho que o Acquario, um Acquario bem feito… Ou se quiser substituir por outra coisa, se quiser. Eu não sou dono daquilo, eu fiz, comecei a fazer, porque acreditava que era uma solução para um problema que a gente tinha e um desafio que a gente tem ainda, o desafio de incrementar o turismo”, mencionou Cid.
Nova polêmica
Nos últimos dias, a obra do Acquario do Ceará voltou à tona após o prefeito José Sarto anunciar que vai assumir a obra de reconstrução da Ponte dos Ingleses, mais conhecida como Ponte Metálica.
“Eu não poderia deixar, jamais, que um ícone, um marco, que o registro da cidade de Fortaleza, que marcou e marca gerações que por aqui passam e passarão, a Ponte dos Ingleses, ficasse abandonada dentro desse projeto da nova Praia de Iracema. Vamos fazer a Ponte dos Ingleses na altura, na qualidade, na estética que a nova Praia de Iracema exige. […] Não posso deixar que a Ponte dos Ingleses vire mais um Acquário”, afirmou Sarto no último dia 26 de julho.
Sobre a obra
O projeto do Acquario previa uma área total construída de 21.500 m², com 15 milhões de litros de água, distribuídos em 38 tanques, sendo 26 deles recintos de exibição, que abrigariam 500 espécies diferentes de animais com uma população final de 35.000 espécimes. Além disso, a estrutura teria área de alimentação, Loja de Memorabilia (com souvenirs e objetos relacionados ao tema marinho) e um setor de eventos, com auditório, foyer, um salão de exposições e stands para instituições de preservação ambiental.
Leia também | Elmano rebate declarações de Romeu Zema sobre o Nordeste: ‘um preconceito’
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.